segunda-feira, 8 de março de 2010

Reciclagem

Um terço do lixo doméstico brasileiro é composto de embalagens que poderiam ser recicladas



1 Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país, já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carro e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado.
2 Se o produto que você comprou tem o símbolo acima na embalagem, ela é reciclável. Cabe a você encontrar uma forma de encaminhar essa embalagem para a reciclagem.
3 Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados, e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a usar o banheiro, uma criança utiliza milhares delas. Não é à toa que as fraldas descartáveis são o terceiro produto mais encontrado no lixo. O melhor é, ao menos, buscar moderação no consumo delas utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa.

4 Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar todas as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores e reciclados. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.

Fonte: Manual de Etiqueta 2.0/Planeta Sustentável/Editora Abril

2 comentários:

  1. Muitos de nós até sabemos que muitas coisas que jogamos no lixo ou deixamos guardados em casa, são passíveis de reciclagem. O que muitos não sabem é como fazer esta riclagem.Eu mesmo tenho pneus usados guardados, simplesmente por não saber onde levar para reciclar.Achei excelente estas reportagens; só senti falta de uma orientação para onde devemos levar os lixos que podem ser reciclados e não devem ser jogado no lixo comum, já que não temos, em nossa cidade, colheta seletiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quiser deixar na igreja São Judas Tadeu, no Bairro Jardim Primavera, será implantado um projeto para reutilização de pneus, como brinquedos em praças, etc.

      Excluir