quarta-feira, 24 de março de 2010

Saiu no jornal

Confira matéria publicada no caderno "Baixada" do jornal "O Dia" de 7 de março de 2010.

Passeios para entrar na história
Caxias promove roteiros no município para incentivar o conhecimento, a área rural, a ecologia e intercâmbios

Grupo que participou do primeiro roteiro visitou a Fazenda São Bento, uma relíquia histórica do município

Estudantes e guias de turismo estão com um novo roteiro à disposição na Baixada. A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias está promovendo passeios turísticos por locais históricos do município. No roteiro, igrejas e casarões construídos nos séculos XVI e XVII e outras construções atuais. O próximo evento vai acontecer em abril e os interessados podem se cadastrar pelo telefone 2672-8817.

Semana passada, foi realizado o primeiro passeio, com cerca de 30 guias de turismo, estudantes da área, historiadores e professores entre os convidados. O roteiro incluiu o Centro Cultural Oscar Niemeyer e as igrejas de Santa Terezinha do Menino Jesus e de Santo Antônio. Também visitas à Fazenda São Bento, à Igreja do Pilar e à sede da Universidade Feuduc.

O grupo conheceu ainda o Instituto Histórico da Câmara Municipal, que tem em seu acervo informações importantes sobre o município, antes mesmo de sua emancipação, em 1943. Os participantes do roteiro da semana passada conversaram com o professor e historiador Genesis Torres, presidente do Instituto de Pesquisas e Análises Históricas e de Ciências Sociais da Baixada (Ipahb) sobre a região e seus atrativos. O passeio se estende ao Museu Duque de Caxias, ao Parque Natural Municipal da Taquara, às ruínas da Igreja Velha, à Igreja Nossa Senhora das Graças, ao Centro de Treinamento Vale das Larajeiras, do Fluminense.

Segundo o diretor de Turismo, Daniel Eugenio, outros roteiros vão incentivar o turismo rural, de negócios, o ecoturismo e estudos e intercâmbios em todos os segmentos. “Nossa proposta é mudar a imagem da cidade e fomentar o turismo”, planeja.

Texto: Helvio Lessa/O Dia
Foto: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário