quarta-feira, 2 de março de 2011

Meta é fortalecer agricultura familiar em Duque de Caxias

Com o objetivo de gerar ações públicas para o fortalecimento da agricultura familiar em Duque de Caxias, a Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos (SMASDH), através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Desans), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA), realizaram na quinta-feira, 24 de fevereiro, uma oficina de trabalho para debater o assunto. O encontro foi realizado no Complexo de Assistência Social Olímpia Rosa Lemos, no Centenário.

Para fomentar a discussão, foram convidados os técnicos Olavo Franco de Godoy, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e Max Ribas, engenheiro agrônomo do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento foi aberto pelo coordenador de Relações Institucionais do Desans, Leonardo Ribas, e pela coordenadora da Proteção Social Especial, Ângela Garrido, que representou o secretário de Assistência Social, Airton Lopes da Silva.

Além dos técnicos do Desans e da SMMAAA, o encontro contou, ainda, com a participação de representantes do escritório em Duque de Caxias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-Rio) e da Coordenação de Proteção Social Básica da SMASDH. Os técnicos da Conab e do MDA ressaltaram a relevância da iniciativa, apontando a atuação diferenciada do município em articular ações e programas relacionados à agricultura familiar. Eles deram destaque, principalmente, para o fornecimento de alimentos para o Programa de Alimentação Escolar, cuja maior parte vem deste tipo de agricultura.

Ao final da oficina, o grupo identificou informações que farão parte da elaboração do primeiro módulo de formação dos agricultores que participarão do Projeto Feira Popular da Agricultura Familiar de Duque de Caxias, além de outras oportunidades e prioridades municipais relacionadas ao tema.

Texto: Secretaria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário