sábado, 19 de março de 2011

Autoridades discutem ajuda a catadores do Jardim Gramacho

Representantes do município e do estado discutem soluções na reunião

O município de Duque de Caxias já está fazendo a sua parte para ajudar os catadores do aterro sanitário do Jardim Gramacho que encerrará suas atividades até o final do ano. Com isso, centenas de famílias que vivem da venda de material reciclado terão seu sustento reduzido, já que a Comlurb deixará de vazar no local cerca de 8 mil toneladas/dia de lixo e dessa quantidade cerca de 40% são recicláveis. O aterro vai receber apenas o lixo recolhido no município e cidades vizinhas em quantidade muito inferior que não chaga a 3 mil toneladas.

Dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, implantada em 2010, Duque de Caxias foi o primeiro município do estado a implantar o sistema de coleta seletiva nos bairros. Cinco regiões são beneficiadas pelo projeto Coleta Seletiva Solidária, que conta com ajuda de jovens estudantes que estão sensibilizando moradores, cadastrando residências e contribuindo para geração de renda de cooperativados. Também contribui na diminuição da quantidade de resíduos no aterro.

Para o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, essa experiência faz parte da política municipal e será ampliada para todo o município. Com o encerramento das atividades do aterro do Jardim Gramacho autoridades federais, estaduais e municipais buscam soluções para garantir trabalho e renda para cerca de 2 mil pessoas. “Estamos comprando com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente quatro caminhões baú para ajudar as cooperativas de catadores. A compra foi autorizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente que também já autorizou o aluguel de quatro galpões no bairro pelo período de um ano, caso o estado seja impedido de conseguir prédios para as cooperativas. Também estamos implantando a coleta seletiva nos órgãos públicos e vamos chegar a todos os distritos” disse o secretário.

A reunião mobilizou autoridades e diversos membros da sociedade civil

Para compra de equipamentos serão disponibilizados R$ 2,8 milhões pela Caixa Econômica Federal de um fundo japonês. A empresa Nova Gramacho que explora o biogás no aterro repassará R$ 1,5 milhão por ano durante 14 anos, através do Fundo de Valorização dos Catadores.

As ações e programa serão implantados no bairro para atender aos catadores e suas famílias pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente junto com órgãos, instituições e Ongs. Estas instituições estão se mobilizando também com as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Trabalho e Renda e d Desenvolvimento.

Nessa quinta-feira, 17 de março, representantes dos institutos Estadual do Ambiente e de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) se reuniram em Duque de Caxias para definir planos e metas que beneficiem os catadores de material reciclável. Do encontro participaram ainda representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente e das Secretarias de Educação e de Saúde. O IETS apresentou o diagnóstico do bairro Jardim Gramacho abrangendo toda região. O estudo destaca todos os aspectos que envolvem catadores como renda per capta e linha de pobreza. O levantamento registra informações sobre atendimento médico, transporte, educação, saneamento, pavimentação, segurança e emprego, entre outros serviços básicos.

Maurício Blanco, pesquisador do IETS, apresenta o estudo aos presentes


Nenhum comentário:

Postar um comentário