terça-feira, 30 de março de 2010

Operação Tolerância Zero apreende pássaros e sagüi na feira

Um tucano apreendido ficou solto numa das salas da Secretaria de Meio Ambiente

Agentes da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos de Duque de Caxias apreenderam cerca de 20 pássaros, um sagüi e cerca de três mil CDs e DVDs piratas na feira-livre de domingo, no bairro 25 de Agosto. A ação de repressão à venda de animais silvestres faz parte da Operação Tolerância Zero, determinada pelo prefeito José Camilo Zito (PSDB) no início do ano passado e que em algumas ocasiões conta com apoio do IBAMA e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
Nesta segunda-feira, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) recolheram um filhote de tucano que voou até a casa do empresário Adilson Sarpi, no mesmo bairro. Todos os animais serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Seropédica, e depois de passarem por exames serão soltos na natureza. A Operação Tolerância Zero é realizada toda a semana em todos os bairros, principalmente nos locais onde são instaladas feiras livres.
Para reprimir a venda de animais silvestres no município, além das operações realizadas pela Guarda Florestal, o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, colocou o telefone (21) 9191-9595 à disposição da população para denúncia de locais onde pássaros e animais estão em cativeiro. “Não vamos dar descanso aos criminosos ambientais”, disse Samuel Maia, que garante sigilo nas denúncias.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

quinta-feira, 25 de março de 2010

Curso de educação ambiental para estudantes de Caxias

Agentes ambientais mirins formados no ano passado

Duzentos e quarenta alunos das redes municipal, estadual e privada iniciam neste segunda-feira, no Parque Natural Municipal da Taquara, o curso para formação de guarda ambiental mirim, que terá duração de três meses. As aulas vão acontecer de segunda a quinta-feira pela manhã e à tarde. Os alunos terão noções de cidadania, educação ambiental, monitoramento de trilhas, geografia e história da região. O projeto é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Educação, que no segundo semestre vai capacitar mais 240 estudantes dos quatro distritos.
Da primeira etapa do curso participam alunos das escolas municipais Lions, Gastão Reis, Nossa Senhora Aparecida, Marie Curie, Aila Saldanha, Almirante Tamandaré, Carmem Correia, Barão da Taquara, Santa Luzia, da escola estadual Nova América e de instituições privadas da região. As aulas vão acontecer de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h às 16h.
Os alunos também recebem noções de primeiros socorros na floresta, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica, escotismo, além de assistirem filmes, palestras e participarem de passeios de estudo. O projeto conta com o apoio das indústrias Mabel e Dolly.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: Willy Rangel/Arquivo/15.12.2009

quarta-feira, 24 de março de 2010

Saiu no jornal

Confira matéria publicada no caderno "Baixada" do jornal "O Dia" de 7 de março de 2010.

Passeios para entrar na história
Caxias promove roteiros no município para incentivar o conhecimento, a área rural, a ecologia e intercâmbios

Grupo que participou do primeiro roteiro visitou a Fazenda São Bento, uma relíquia histórica do município

Estudantes e guias de turismo estão com um novo roteiro à disposição na Baixada. A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias está promovendo passeios turísticos por locais históricos do município. No roteiro, igrejas e casarões construídos nos séculos XVI e XVII e outras construções atuais. O próximo evento vai acontecer em abril e os interessados podem se cadastrar pelo telefone 2672-8817.

Semana passada, foi realizado o primeiro passeio, com cerca de 30 guias de turismo, estudantes da área, historiadores e professores entre os convidados. O roteiro incluiu o Centro Cultural Oscar Niemeyer e as igrejas de Santa Terezinha do Menino Jesus e de Santo Antônio. Também visitas à Fazenda São Bento, à Igreja do Pilar e à sede da Universidade Feuduc.

O grupo conheceu ainda o Instituto Histórico da Câmara Municipal, que tem em seu acervo informações importantes sobre o município, antes mesmo de sua emancipação, em 1943. Os participantes do roteiro da semana passada conversaram com o professor e historiador Genesis Torres, presidente do Instituto de Pesquisas e Análises Históricas e de Ciências Sociais da Baixada (Ipahb) sobre a região e seus atrativos. O passeio se estende ao Museu Duque de Caxias, ao Parque Natural Municipal da Taquara, às ruínas da Igreja Velha, à Igreja Nossa Senhora das Graças, ao Centro de Treinamento Vale das Larajeiras, do Fluminense.

Segundo o diretor de Turismo, Daniel Eugenio, outros roteiros vão incentivar o turismo rural, de negócios, o ecoturismo e estudos e intercâmbios em todos os segmentos. “Nossa proposta é mudar a imagem da cidade e fomentar o turismo”, planeja.

Texto: Helvio Lessa/O Dia
Foto: divulgação

Duque de Caxias comemora Dia Mundial da Água


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento lembrou nesta segunda-feira, 22 de março, o Dia Mundial da Água e distribuiu milhares de folhetos na Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e escolas do município. Além de informações sobre a data, criada pela ONU em 1992, para discussões sobre o precioso líquido, o documento dá dicas de como economizar água dentro de casa.
O folder, colorido, destaca ainda a importância da preservação das margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, que são áreas de preservação permanente pelo Código Florestal, Lei 4.771/65. Disponibiliza, também, telefones úteis como dos serviços oferecidos pelo órgão, como de poda (2773-6283), do Parque Natural Municipal da Taquara (2787-3696), aberto à visitação pública durante todo o ano, da ouvidoria do município (2773-6204) e da Defesa Civil (0800-230-199).
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC

terça-feira, 23 de março de 2010

Enchentes e inundações

Hoje, o Caxias Mais Verde apresenta artigo sobre um dos principais problemas da maioria das cidades brasileiras: as enchentes.

Enchentes e Inundações
O problema das inundações em áreas urbanas existe em muitas cidades brasileiras e suas causas são tão variadas como assoreamento do leito dos rios, impermeabilização das áreas de infiltração na bacia de drenagem ou fatores climáticos

A atividade do homem vem provocando alterações e impactos no ambiente há muito tempo, existindo uma crescente necessidade de se apresentar soluções e estratégias que minimizem e revertam os efeitos da degradação ambiental e do esgotamento dos recursos naturais que se observam cada vez com mais freqüência.
O problema das inundações em áreas urbanas existe em muitas cidades brasileiras e suas causas são tão variadas como assoreamento do leito dos rios, impermeabilização das áreas de infiltração na bacia de drenagem ou fatores climáticos. O homem por sua vez procura combater os efeitos de uma cheia nos rios, construindo represas, diques, desviando o curso natural dos rios, etc. Mesmo com todo esse esforço, as inundações continuam acontecendo, causando prejuízos de vários tipos.
O melhor meio para se evitar grandes transtornos por ocasião de uma inundação é regulamentar o uso do solo, limitando a ocupação de áreas inundáveis a usos que não impeçam o armazenamento natural da água pelo solo e que sofram pequenos danos em caso de inundação. Esse zoneamento pode ser utilizado para promover usos produtivos e menos sujeitos a danos, permitindo a manutenção de áreas de uso social, como áreas livres no centro das cidades, reflorestamento, e certos tipos de uso recreacional.
Os principais impactos sobre a população são:
  • prejuízos de perdas materiais e humanas;
  • interrupção da atividade econômica das áreas inundadas;
  • contaminação por doenças como leptospirose, cólera, entre outros;
  • contaminação da água pela inundação de depósitos de material tóxico, estações de tratamento, entre outros.
Impactos devido à urbanização
O planejamento urbano, embora envolva fundamentos interdisciplinares, na prática é realizado dentro de um âmbito mais restrito do conhecimento. O planejamento da ocupação do espaço urbano no Brasil não tem considerado aspectos fundamentais que trazem grandes transtornos e custos para a sociedade e para o ambiente.
Estes impactos têm produzido um ambiente degradado, que na condições atuais da realidade brasileira somente tende a piorar. Este processo infelizmente não está sendo contido, mas está sendo ampliado à medida que os limites urbanos aumentam ou a densificação se torna intensa. A gravidade desse processo ocorre principalmente nas médias e grandes cidades brasileiras. Considerando ainda, que cerca de 80% da população encontra-se nas cidades, a parcela atingida é significativa.
Fonte: Ambiente Brasil (adaptado)

Saiu no jornal

Saiu na coluna "Educação na Baixada" do caderno "Baixada" do jornal "O Dia", de 21 de março de 2010.

Educação ambiental
Duzentos e quarenta alunos das redes municipal, estadual e privada de Duque de Caxias iniciam no dia 29 o curso para formação de guarda ambiental mirim, que tem duração de três meses. O curso será ministrado no Parque Natural Municipal da Taquara.
As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira pela manhã e à tarde, e, durante o curso, eles recebem noções de cidadania, educação ambiental, monitoramento de trilhas, geografia e história da região.
O projeto é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Educação. Segundo a Prefeitura, no segundo semestre o projeto vai capacitar mais de 240 estudantes dos quatro distritos do município.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Água poluída mata mais que violência no mundo, diz ONU

Anualmente morrem 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos. Cerca de 2 bilhões de toneladas de água são sujas diariamente
A população mundial está poluindo os rios e oceanos com o despejo de milhões de toneladas de resíduos sólidos por dia, envenenando a vida marinha e espalhando doenças que matam milhões de crianças todo ano, disse a ONU hoje.
"A quantidade de água suja significa que mais pessoas morrem hoje por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras", disse o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês).
Em um relatório intitulado "Água Doente", lançado para o Dia Mundial da Água, o Unep afirmou que dois milhões de toneladas de resíduos, que contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água diariamente, causaram gigantescas "zonas mortas", sufocando recifes de corais e peixes.
O resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais.
Segundo o relatório, a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade anualmente. Grande parte do despejo de resíduos acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90% da água de esgoto sem tratamento.
A diarreia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, segundo o relatório, e "mais de metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada."
O relatório recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para o tratamento de esgoto.
Também sugere a proteção de áreas de terras úmidas, que agem como processadores naturais do esgoto, e o uso de dejetos animais como fertilizantes.
"Se o mundo pretende... sobreviver em um planeta de seis bilhões de pessoas, caminhando para mais de nove bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração de água de esgoto", disse o diretor da Unep, Achim Steiner. "O esgoto está literalmente matando pessoas", conclui.

Fonte: G1/Reuters

22 de Março - Dia Mundial da Água

Logo oficial do Dia Mundial da Água 2010.
O tema deste ano é "Água limpa para um mundo saudável"

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O dia 22 de março de cada ano é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este precioso bem natural.
Mas por que a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008%, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída, e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi criado o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
Fonte: Sua Pesquisa (www.suapesquisa.com)

Faça o download do folder do Dia Mundial da Água


Clique aqui e baixe o folder da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento sobre o Dia Mundial da Água.

sexta-feira, 19 de março de 2010

De onde vem a água mineral?

A partir desta sexta-feira e durante toda a próxima semana, o Caxias Mais Verde postará artigos alusivos ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
O artigo de hoje fala sobre a água mineral e a importância desse líquido para a saúde.

A origem da água mineral
A água mineral é fabricada no momento em que as águas das chuvas penetram no solo e vão atravessando diversas camadas até chegar às camadas impermeáveis, onde estacionam




Diz a mitologia, que Poseidon, deus grego do mar, num ataque de fúria, secou todas as fontes de água da Grécia. Porém, encantado com a formosura de uma jovem sedenta que lhe pedia ajuda, ele mesmo, tocando seu tridente sobre uma rocha, fez nascer dali uma tripla fonte de água cristalina. Isso ajuda a explicar a importância da água mineral para todas as civilizações desde a antiguidade.
Quando a água que aflora do subsolo chega à superfície, ela já passou por todo um processo de transformação na própria natureza. A água mineral é fabricada no momento em que as águas das chuvas penetram no solo e vão atravessando diversas camadas até chegar às camadas impermeáveis, onde estacionam.
Nesse trajeto por baixo do solo, a água passa por várias rochas cheias de substâncias minerais como, por exemplo, o carbonato e o sulfato de cálcio que se diluem na água enriquecendo-a e fazendo com que adquira propriedades medicinais valiosas. Quando a água acumulada no subterrâneo sofre pressão de um novo volume d'água, ela sobe para a superfície e surge em locais específicos. O lugar onde a água aflora é chamado nascente.
Para valer-se dos benefícios terapêuticos das águas minerais, é preciso saber, em primeiro lugar, que tipo de água está tomando. Cada água mineral tem sua exclusiva composição fisicoquímica. Não existe uma água igual a outra, mesmo que seja da mesma marca, se a fonte não for a mesma, ela jamais será igual. Isso acontece graças à obra da natureza que controla seus conteúdos de sais minerais, processados ao longo de centenas ou milhares de anos, decorrente de diversificados tipos de rochas por onde são filtradas, assim como a influência de sua composição, a radiatividade e temperatura de cada fonte.
A cada dia que passa, nossa qualidade de vida fica mais precária. Até mesmo a água, que deveria ser um presente da natureza, está ficando comprometida. Os rios e lagos estão se tornando poluídos, e suas águas cada vez mais sujas e turvas devido à displicência do homem.
O ser humano elimina, em média, 2,5 litros de água por dia. Essa quantidade de líquido necessita ser reposta para que o organismo funcione bem. Os alimentos repõem cerca de 1,5 litro de água e o restante, que complementa o equilíbrio hídrico diário, deve ser ingerido da forma mais pura e natural possível.

Fonte: Redação Ambiente Brasil

quarta-feira, 17 de março de 2010

Duzentas mil árvores serão plantadas em Duque de Caxias

Engenheira florestal Fernanda Stein assina o termo de ciência

A mata ciliar do rio Iguaçu, no bairro Amapá até a Reserva Biológica do Tinguá, no bairro Vale do Ipê, em Belford Roxo, e parte do Parque Municipal da Caixa d’Água, em Jardim Primavera, em Duque de Caxias, vão ter suas áreas degradadas reflorestadas. Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) autorizou a recuperação que será feita pela empresa Habtec Engenharia Ambiental. O plantio será iniciado no período das chuvas. Na primeira fase, serão plantados 80 mil metros quadrados (7,9 hectares) de mudas de árvores nativas da região. Na segunda fase, os locais degradados serão indicados pela Secretaria de Meio Ambiente e representam aproximadamente 200 mil árvores.
O termo de ciência foi recebido pela engenheira florestal da Habtec, Fernanda Stein, que participou do inventário florístico da região que será beneficiada pela Transportadora Associada de Gás S/A (TAG), responsável pela implantação dos gasodutos Japeri–Reduc (GASJAP) e Cabiúnas (GASDUC III).
A implantação dos gasodutos foi aprovada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e foi necessária a supressão de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica e interferência em Área de Preservação Permanente (APP).
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, disse que na segunda fase as áreas que receberão reposição florestal serão indicadas pelo órgão e o levantamento já foi iniciado. “O reflorestamento vai gerar trabalho e renda durante três anos e beneficiar famílias das regiões que irão trabalhar no projeto”, disse Samuel.
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

sexta-feira, 12 de março de 2010

Merenda saudável

Confira matéria exibida sobre a nova lei da merenda escolar no programa "Globo Rural" em 7 de março de 2010.




As prefeituras de todo país terão de comprar mais produtos da agricultura familiar destinados à merenda das crianças. É o que determina uma lei, que entra em vigor este ano.
As merendeiras preparam o almoço na escola da periferia de Sorocaba, município que fica a 90 quilômetros da capital paulista. No cardápio há “alface, tomate, maçã, banana e laranja”, disse o estudante Maicon Dinis.
Cada agricultor poderá entregar por ano até nove mil reais em mercadorias. O governo pagará na roça o preço praticado na Ceagesp, o que será uma grande vantagem para os agricultores. “Vai acabar com os atravessadores”, falou o agricultor Anderson Almeida.
A verba federal para a merenda escolar destinada à agricultura familiar deve chegar a R$ 900 milhões este ano.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Saiu no jornal

Leia, na íntegra, entrevista concedida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, ao “Jornal Independente” (Ano IX, Edição 160, 2ª quinzena de fevereiro de 2010).





Revolução verde em Duque de Caxias

Em entrevista ao Jornal Independente, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, abre o jogo e fala de seus projetos e realizações. Ele se orgulha de juntamente ao prefeito Zito estar participando da revolução verde no município. A gestão vem sendo reconhecida pelas ações visando à preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida para a população.
  • Por que esta revolução verde em Duque de Caxias?
O atual governo, ao tomar posse, encontrou uma herança maldita em várias áreas. No campo ambiental, a cidade estava caminhando para uma destruição de seu ecossistema e assoreamento do conjunto de seus rios e canais. A consequência mais dramática foram as enchentes de final de ano, resultado da iniquidade e irresponsabilidade do governo anterior.
  • Em 2009, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) fez um excelente trabalho, alguns em parceria com os governos federal e estadual.
A portaria do prefeito Zito proibindo a comercialização de animais silvestres em Duque de Caxias é um marco na história de nossa cidade. Antes da portaria, nossa cidade era vista como uma cidade conivente com o comércio ilegal de animais silvestres. Graças a este ato, o governo do estado e o governo federal estabeleceram conosco um pacto federativo na área ambiental. O resultado é que hoje Duque de Caxias é referência em gestão pública ambiental, tanto na formulação e articulação de políticas ambientais, como no combate a práticas ambientalmente criminosas.
  • Duque de Caxias acaba de ganhar uma reserva biológica. Onde ela fica e quais serão os benefícios para aquela região?
Uma área de 1,5 milhão de metros quadrados de fauna e flora preservadas. A primeira reserva biológica municipal do estado do Rio de Janeiro. O Parque Equitativa, no terceiro distrito, oferece ao conjunto do município uma biodiversidade riquíssima, com nascentes e microclima relevantes. É bom informarmos que este santuário estava ameaçado por um decreto do governo passado que queria lotear toda a área. O prefeito Zito marcou um gol de placa ao, além de preservar a área, mostrar que com vontade política podemos ter um desenvolvimento sustentável.
  • Jardim Primavera também terá uma grande área preservada. Como será?
É o Parque Municipal da Caixa d’Água, uma área com 20 mil metros quadrados, com nascentes e flora de beleza inconteste.
  • No ano passado, foi feito um choque de ordem para a preservação do meio ambiente. Quais foram as ações desenvolvidas?
Desobstrução de áreas em que se tentou cercar nascentes de água, exploração ilegal de barro e caça de animais silvestres, aterros de lixo clandestino e aterros de áreas de inundação de chuva, exploração de madeiras; enfim, abrimos várias frentes e combatemos todas as infrações ambientais.
  • A SMMAAA pretende fortalecer a agricultura familiar? O que já foi feito e quais são os projetos para 2010 na área rural?
A primeira Festa da Tilápia, para incrementar a produção e a comercialização deste peixe; pela primeira vez na história de nossa cidade, vacinamos 100% do gado contra febre aftosa; aramos e gradeamos todo o acampamento [sem terra] Terra Prometida, beneficiando 50 famílias que estavam abandonadas pelo poder público. Este ano, juntamente com [as Secretarias Municipais de] Educação e Assistência Social, iremos começar a destinar 30% dos recursos da merenda escolar na compra direta do agricultor familiar.
  • E a piscicultura e a agropecuária?
Iremos realizar a segunda Festa da Tilápia em agosto e buscaremos parcerias para filetagem e processamento do peixe. Na produção agropecuária, o campo em Duque de Caxias irá aumentar sua participação econômica com a venda da merenda escolar e o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que irá certificar os produtos da produação rural. Iremos estabelecer a Tenda da Produção Rural, onde nossa produção familiar terá a possibilidade de expor e vender suas mercadorias. As estradas vicinais, em parceria com o estado, irão receber melhorias.
  • Por falar em agropecuária, como se encontra o rebanho no município? Algum caso de doença registrado?
Duque de Caxias é o único município que vacinou 100% de seu gado, garantindo a qualidade de seu rebanho.
  • A Festa da Tilápia foi um sucesso no ano passado e recebeu mais de 3 mil pessoas em apenas um dia. A próxima como será?
Será em agosto e terá uma estrutura muito maior e será realizada em dois dias.
  • A poluição do ar nas grandes cidades vem preocupando os governos. Em Duque de Caxias, as empresas de ônibus terão que diminuir a emissão de gases para terem direito ao Selo Verde. Como funciona essa parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea)?
As empresas são inspecionadas, e somente os veículos ambientalmente corretos é que recebem o selo.
  • Os órgãos municipais descartam no dia a dia muito material reaproveitável, e a SMMAAA criou um programa de coleta seletiva. Como vai funcionar?
O prefeito Zito criou o decreto da coleta seletiva para os órgãos da administração pública direta e indireta, sendo que, no momento, estamos, juntamente com o Inea, fazendo as oficinas de gestores com todas as secretarias e autarquias. Ao final destas, iremos começar a coleta em todos os órgãos, destinando os resíduos a cooperativas de catadores de lixo.
  • O projeto Guarda Ambiental Mirim, desenvolvido no Parque Natural Municipal da Taquara, formou no ano passado quantos estudantes da rede municipal de ensino? Esse ano será ampliado? Vai ser aberto a outras redes?
Formamos 300 crianças e adolescentes. Este ano, abriremos para toda a rede de ensino, tanto particular quanto estadual. O foco são as crianças que moram próximo ao Parque Equitativa e à Taquara. Precisamos fortalecer a identidade dessas comunidades com suas riquezas ecológicas, para que elas sejam as primeiras a defender sua região.
  • Duque de Caxias participa do Movimento Agrícola da Baixada Fluminense, que pretende potencializar a produção da região. Isso é o primeiro passo para a criação do distrito agrícola?
O distrito rural de Duque de Caxias será criado após o georreferenciamento que propusemos fazer. O Movimento Agrícola da Baixada já é uma realidade, e o desafio é transformar a região em um celeiro produtor da região metropolitana.
  • O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bento, criada em 1997, pela primeira vez tem em seus quadros pessoas interessadas na preservação daquela região. Quem participa do Conselho Gestor? Já existem projetos definidos?
Pelo poder público, são as Secretarias de Educação, Cultura, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente. Pela sociedade são o Centro Pan-americano de Febre Aftosa, a Feuduc, a Ação Social da Paróquia São Bento, a Associação de Moradores e o Clube São Bento.
  • Algum recado para os poluidores e desmatadores e outros infratores?
Tenham a certeza que, ao serem pegos, irão encontrar a mão da lei e serão punidos conforme a legislação. Estamos combatendo os crimes ambientais, pois temos consciência da nossa responsabilidade com a qualidade de vida das pessoas e com as futuras gerações.
  • Quem é o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias?
Um caxiense, filho de um pai lavrador e de uma mãe lavradora analfabeta que foi alfabetizada pelo marido através da Bíblia, que ficou órfão muito cedo e por isso trabalha desde os nove anos, que conheceu, através da religião cristã, o sentido da verdade e da justiça, que participa de movimentos libertários e a favor dos mais humildes, desde os 13 anos de idade.
  • O senhor quer deixar uma mensagem para a população da cidade?
Que juntamente com o prefeito Zito, estamos trabalhando para trazer Duque de Caxias o que há de melhor em todas as áreas. No campo da gestão pública ambiental, estaremos trabalhando diuturnamente para defender, ampliar e garantir um meio ambiente saudável, direito de todos e compromisso nosso com as futuras gerações, pois só haverá desenvolvimento positivo se este for sustentável.

terça-feira, 9 de março de 2010

O impacto do isopor no meio ambiente

O isopor é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais


O isopor é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais.Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas.
Na natureza, pelotas de isopor são confundidas com organismos marinhos, como o plástico, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.
Quimicamente, o isopor consiste de dois elementos, o carbono e o hidrogênio. O isopor não contem qualquer produto tóxico ou perigoso para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar.
Por se tratar de um plástico e de ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e provoca pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos. O gás expansor incorporado na matéria prima (o poliestireno expansível) é o pentano.
O isopor pode ser considerado um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável.
A utilização do isopor como isolamento térmico permite poupar energia que, durante a vida útil do edifício, pode chegar a ser centenas de vezes superior à energia consumida durante o seu fabricação. Esta economia de energia significa que, para além preservar os recursos energéticos, o uso de isopor reduz a emissão dos gases poluentes e dos gases que contribuem para o efeito estufa na atmosfera.
Fonte: Ambiente Brasil

segunda-feira, 8 de março de 2010

Reciclagem

Um terço do lixo doméstico brasileiro é composto de embalagens que poderiam ser recicladas



1 Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país, já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carro e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado.
2 Se o produto que você comprou tem o símbolo acima na embalagem, ela é reciclável. Cabe a você encontrar uma forma de encaminhar essa embalagem para a reciclagem.
3 Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados, e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a usar o banheiro, uma criança utiliza milhares delas. Não é à toa que as fraldas descartáveis são o terceiro produto mais encontrado no lixo. O melhor é, ao menos, buscar moderação no consumo delas utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa.

4 Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar todas as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores e reciclados. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.

Fonte: Manual de Etiqueta 2.0/Planeta Sustentável/Editora Abril

quinta-feira, 4 de março de 2010

Consumo

Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa

1 Saquinhos de chá podem ser substituídos pelo chá coado na peneira. Menos lixo vai para o lixo se os restos da erva, e até o pó de café usado, forem despejados na terra de suas plantinhas como fertilizante caseiro.
2 Andar com uma garrafa descartável de água tornou-se um hábito saudável. Mas faz bem ao meio ambiente também quando a garrafinha é durável e volta para casa junto com a gente.


3 É inestimável o poder do consumidor. Entrar em contato com a empresa que fabricou algo que você consumiu e não agradou faz com que ela repense métodos de produção mais eficientes e sustentáveis.

4 Passar ao menos um dia por semana sem entrar em uma loja é um bom começo de aprendizado para abolir o vício das compras compulsivas. Se entrar, ao menos recuse as sacolas plásticas.

5 Adquirindo produtos de boa qualidade, duráveis e úteis, ajudamos a diminuir a quantidade de quinquilharias que viram sucata em pouco tempo.

Fonte: Manual de Etiqueta 2.0/Planeta Sustentável/Editora Abril

quarta-feira, 3 de março de 2010

Guardas apreendem motosserra e levam infrator para delegacia

Samuel Maia (camisa rosa) com parte do efetivo da Guarda Florestal

Uma denúncia anônima levou agentes da Guarda Florestal de Duque de Caxias a aprenderem no sábado, 27 de fevereiro, no bairro Parque Eqüitativa, uma motosserra que estava sendo usada para derrubada de árvores. O dono do equipamento, sem registro no Ibama, foi levado para a 62ª DP (Imbariê) e autuado na Lei Federal 9.605/98 por crime ambiental.
A apreensão foi feita na Rua 23 de Outubro, esquina com Rua Pasteur, no bairro Parque Eqüitativa, no entorno da Reserva Biológica municipal. No depoimento, o dono da motosserra, Antônio César de Sales, disse que quando foi surpreendido pela Guarda Florestal já havia cortado duas árvores frutíferas. Segundo Sales, ele não sabia da necessidade de autorização.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, falou que no dia anterior o proprietário do imóvel havia sido notificado pelo corte de árvore. A motosserra foi acautelada pelo órgão fiscalizador até a conclusão do inquérito policial. Samuel Maia disse que nos finais de semana e feriados, a população pode denunciar crimes ambientais pelo telefone 9191-9595.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

terça-feira, 2 de março de 2010

Resíduos de equipamentos eletrônicos

Entre os resíduos sólidos urbanos produzidos há um tipo específico, que merece nossa atenção, os resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos ao fim de seu ciclo de vida , também denominados resíduos tecnológicos
O que seriam os equipamentos elétricos e eletrônicos? TVs, rádios, telefones celulares, eletrodomésticos portáteis, todos os equipamentos de microinformática, vídeos, filmadoras, ferramentas elétricas, DVDs, lâmpadas fluorescentes, brinquedos eletrônicos e milhares de outros produtos concebidos para facilitar a vida moderna e que atualmente são praticamente descartáveis, uma vez que ficam tecnologicamente ultrapassados em prazos de tempo cada vez mais curtos ou então devido à inviabilidade econômica de conserto, em comparação com aparelhos novos.
Aos produtores interessa vender cada vez mais, seja através do atrativo de novas funções ou design moderno, seja através da flagrante redução do ciclo de vida desses produtos.
O conserto dos mesmos também é dificultado através da não disponibilização, pela indústria, de peças de reposição ou então quando são disponibilizadas, seu custo é incompatível com a viabilidade econômica do reparo.
Um artigo publicado em 2004 pelo site da BBC Brasil, traz informações sobre uma pesquisa realizada por um grupo ligado às Nações Unidas e que defende o aumento dos esforços para evitar os danos ambientais causados por computadores e seus acessórios: "Para a fabricação de cada microcomputador, são necessários dez vezes o seu peso em produtos químicos e combustíveis fósseis", afirma o estudo.

Curta vida útil dos equipamentos de informática resulta em montanhas de resíduos

Seguem abaixo informações sobre algumas das substâncias que podem ser encontradas nos equipamentos eletroeletrônicos e seus prejuízos à saúde.

Chumbo
utilizado em: soldagem de placas de circuitos impressos, vidro dos tubos de raios catódicos, solda e vidro das lâmpadas elétricas e fluorescentes
prejuízos causados: danos ao sistema nervoso central periférico dos seres humanos. Foram também observados efeitos no sistema endócrino. Além disso, o chumbo pode ter efeitos negativos no sistema circulatório e nos rins
Mercúrio
utilizado em: termostatos, sensores e interruptores (exemplo: placas de circuitos impressos e em equipamentos de medição e lâmpadas de descarga), equipamentos médicos, transmissão de dados, telecomunicações e telefones celulares. Estima-se que 22% do mercúrio consumido anualmente sejam utilizados em equipamentos elétricos e eletrônicos
prejuízos causados: o mercúrio inorgânico disperso na água é transformado em metilmercúrio nos sedimentos depositados no fundo. O metilmercúrio acumula-se facilmente nos organismos vivos e entre na cadeia alimentar através dos peixes. O metilmercúrio provoca efeitos crônicos e causa danos ao cérebro
Cádmio
utilizado em: em placas de circuitos impressos, o cádmio está presente em determinados componentes, como chips, semicondutores e detectores de infravermelhos. Além disso, o cádmio tem sido utilizado como estabilizador em PVC
prejuízos causados: os compostos de cádmio são classificados como tóxicos e com risco de efeitos irreversíveis à saúde humana. O cádmio e seus compostos acumulam-se no corpo humano, especialmente nos rins, podendo vir a deteriorá-los com o tempo. O cádmio é absorvido por meio da respiração, mas também pode ser ingerido nos alimentos. Em caso de exposição prolongada, o cloreto de cádmio pode causar câncer e apresenta um risco de efeitos cumulativos no ambiente devido a sua toxicidade aguda e crônica



Fonte: Angela Cassia Rodrigues, especialista em meio ambiente e sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); texto adaptado; dados sobre metais pesados extraídos do Relatório de Estudos de apresentação das propostas das Diretivas 2002/96/CE e 2002/95/CE pela Comissão das Comunidades Européias em 13/06/2000 ao Parlamento Europeu

segunda-feira, 1 de março de 2010

Cidadania

Ser um cidadão é participar das decisões da sociedade em benefício de uma cidade melhor e de um país mais justo para todos

1 Temos o direito e o dever de denunciar abusos contra o meio ambiente, como despejo de lixo nos rios, desmatamentos e maus-tratos aos animais. Cobrar atitudes dos políticos também faz parte de nossa cidadania.


2 Levar seu filho à escola em caminhadas é saudável. Faz com que ele se habitue a andar a pé e preste mais atenção ao lugar em que vive. Se não for possível, dê carona aos coleguinhas dele.

3 Calçada ecológica é aquela onde o cimento não predomina, já que ela é pavimentada com grama, com espaço para flores e até uma árvore. A vantagem é que ela deixa o visual da rua mais agradável, ajuda a absorver a água das chuvas e contribui para a melhoria da qualidade de vida da cidade.

4 Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina. Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica fácil encontrar um lugar para se sentar e ler o jornal ou saborear um bom livro.


Fonte: Manual de Etiqueta 2.0/Planeta Sustentável/Editora Abril