terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Meio Ambiente promove atividades de preservação

Parte do lixo recolhido no mutirão do Parque da Taquara

Atuando no município com parceiros importantes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) participou no final de semana de eventos e atividades que mostram a preocupação das pessoas com a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais. Todas as ações contatam com a presença do secretário Samuel Maia e de membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).
Na manhã de sábado, 11 de dezembro, Samuel Maia esteve na formatura do curso de extensão sobre recursos hídricos, realizada na Uerj/Caxias, no bairro Vila São Luís. Foram 50 estudantes que receberam certificados do curso ministrado por professores universitários das redes federal e estadual, a de profissionais especializados das redes municipal e estadual. Ele destacou a preocupação das pessoas com as águas disponíveis para uso na região.
À tarde, Samuel Maia e o secretário-executivo do COMDEMA, Marcelo Aranda, foram à reunião de avaliação do trabalho em 2010 dos participantes do Processo Apell em Campos Elíseos. Na ocasião, convidado como palestrante, Aranda falou sobre a Agenda 21, um dos principais resultados da Conferência Eco-92, que estabelece a importância de cada país a se comprometer para o estudo de soluções para problemas sócio-ambientais.
No domingo, mesmo com um número reduzido de voluntários, o secretário comandou o mutirão para limpeza da cachoeira da Taquara. A ação havia sido cancelada pela falta de participantes e, mesmo assim, foi realizada. Das 9h às 14h, os 17 voluntários e membros do grupo Trilhas Quase Secretas, da Capital, recolheram mais de 300 quilos de plásticos, garrafas pet e de vidro, latinhas de alumínio, fraldas descartáveis e utensílios abandonados por membros de seitas religiosas que freqüentavam o Parque Natural Municipal de Taquara e hoje têm um local específico para encontros. O fim do mutirão foi comemorado com mergulho em uma das piscinas naturais do parque.

Samuel Maia (à esquerda) recebe parte do grupo de voluntários

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE AGRADECER A OPORTUNIDADE DE PODER PARTICIPAR DO MUTIRAO DO DIA 12/12 E A TODOS DO PARQUE QUE COLABORARAM PARA QUE ESTE MUTIRAO ACONTECESSE.
    FAÇO PARTE DE VARIOS GRUPOS QUE FAZEM MUTIROES EM VARIOS LOCAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E É MUITO BOM CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO MEIO AMBIENTE FAZENDO A NOSSA PARTE.
    SO GOSTARIA DE FAZER UMA RESSALVA, POIS AJUDEI O PESSOAL DO GRUPO A PESAR
    A QUANTIDADE DE LIXO COMO SEMPRE O FAZEMOS E O RESULTADO FORAM 78KG DE LIXO. ACREDITO QUE SE TIVESSEMOS EM MAIOR NUMERO ESSA QUANTIDADE TERIA SIDO BEM MAIOR ATE PORQUE NO DIA FAZIA MUITO CALOR E O PARQUE E OS ACESSOS AS CACHOEIRAS ESTAVA MUITO CHEIO, DIFICULTANDO UM POUCO A LIMPEZA.
    EM SUMA, AGRADEÇO MAIS UMA VEZ E ESPERO QUE POSSAMOS ESTAR JUNTOS NOVAMENTE FAZENDO OUTROS MUTIROES NESSE PARQUE TAO ESPECIAL PARA NOS.
    GRATA, DANIELE.

    ResponderExcluir