quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Investidores chineses interessados em abrir empresas em Duque de Caxias

Samuel Maia sela parceria com a China

Os chineses em breve poderão investir em Duque de Caxias. A aproximação aconteceu na última sexta-feira, 17 de dezembro, após palestra do secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, no Instituto Eventos Ambientais, no centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, um grupo de chineses da província chinesa de Henan se interessou pela apresentação, e antes de deixar o Rio de Janeiro, assinou uma carta de intenção com a cidade. Samuel Maia foi convidado pelo professor Francisco Carrera, diretor de pós-graduação da Universidade Cândido Mendes, para falar de agricultura e meio ambiente.
Os chineses prometeram se empenhar para conseguir investidores e convidaram o prefeito José Camilo Zito (PSDB) e autoridades para visitar a província em maio do próximo ano. Henan, com 2,2 milhões de habitantes destaca-se na economia chinesa. Produtora de bauxita, carvão e ouro, e conhecida também pela cultura, turismo e a culinária.


Samuel Maia destacou meio ambiente e agricultura no encontro

Da comitiva chinesa convidada para assistir à palestra sobre agricultura e meio ambiente participaram o vice-prefeito de Sanmenxia, Wang Jianxun, que se interessou em investir no município após conhecer o potencial da cidade; o prefeito de Lingbao, Zanpeng Li; e o vice-prefeito de Yima, Miao Wanqing. O encontro contou ainda com o representante do Ministério da Agricultura, Gustavo Moura, e da Associação Comercial e Empresarial de São Gonçalo, Marcelo Santos.
No documento assinado sábado, 18, os interessados destacam que “a atração comercial, tecnológica, cultura, trabalhos de meio ambiente, de intercâmbio e mão-de-obra, entre outros fatores poderiam gerar um excelente crescimento para ambas as cidades”.
Para Samuel Maia, o interesse dos chineses em investir em Duque de Caxias mostra o crescimento da cidade nos últimos dois anos. “O prefeito Zito está de braços abertos para receber investidores. Estamos crescendo na agricultura familiar, na geração de empregos com carteira assinada na indústria e no comércio e na mão-de-obra local com a qualificação profissional", destacou.

Samuel Maia (à direita), Francisco Carrera e Wang Jianxun trocam presentes

Texto: Paulo Gomes
Fotos: Willy Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário