segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Definição de pacote na Conferência do Clima fortalece multilateralismo

Sistema de negociação da ONU vinha desacreditado.
COP 16, em Cancún (México), superou sombra de Copenhague e terminou no sábado

A aprovação de um pacote de medidas na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-16) deu novo impulso ao sistema de negociações multilaterais, desacreditadas no âmbito das discussões climáticas, pelos poucos resultados práticos.
A COP 16, em Cancún, no México, conseguiu aprovar, na madrugada deste sábado, um pacote de decisões sobre ações para enfrentar as causas e efeitos das mudanças climáticas.
Entre as principais medidas aprovadas está a criação de um "Fundo Verde", um mecanismo para que os países ricos ajudem financeiramente os mais pobres na luta contra as mudanças climáticas.
A reunião final teve clima muito otimista. "O que a maioria das partes queria era fazer um número substancial de decisões aqui em Cancún, para salvar todo esse processo, mostrar que ele pode trazer resultados. Acho que vimos isso aqui em Cancún", comemorou a negociadora-chefe do bloco europeu, Connie Heedegard. A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, deu nota 7,5 ao acordo obtido no balneário mexicano.
Fonte: G1.com.br/11.12.2010

Um comentário:

  1. Embora a nota 7,5 ainda esteja longe da pontuação ideal para as questões ambientais,tenho fé que ações sejam postas em práticas pois o "tempo" urge, no que se refere a medidas reais no campo institucional,onde a área de educação deve arregaçar as mangas e mostrar que Educação ambiental faz parte da grade curricular sim, pois é de pequeno que aprendemos a cuidar de tão relevante tema...vital para a existência do Planeta...

    ResponderExcluir