terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Saiu no jornal

Confira matéria publicada no caderno "Baixada" do jornal "O Dia" em 19 de dezembro de 2010.

Das hortas da Baixada para a merenda dos estudantes
Agricultores de Caxias e de Belford Roxo vão produzir legumes e verduras para escolas



Plantação de quiabo, em Xerém. Caxias tem 130 agricultores habilitados

Legumes e verduras utilizados na merenda escolar de Belford Roxo e de Duque de Caxias serão comprados dos produtores do Programa de Agricultura Familiar. Os municípios iniciaram o processo para o cumprimento da Lei Federal 11.947, de 16 de junho de 2009, que prevê que 30% da merenda oferecida pelas redes públicas sejam provenientes da agricultura familiar.
Em Caxias, 130 agricultores já estão habilitados para fornecer a produção. Eles fazem parte do assentamento Terra Prometida, em Xerém, das comunidades Tabuleiro, Piranema, Taquara, Capivari e Chapéu do Sol. Em Belford Roxo, cerca de 50 agricultores participaram de seminário esta semana que esclareceu dúvidas sobre como dar início ao processo para a formação de uma associação.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Samuel Maia, disse que o governo busca facilitar o trabalho do agricultor em comunidades de difícil acesso. “Estamos trabalhando arduamente para tornar a Baixada Fluminense o celeiro da Região Metropolitana. A primeira chamada pública para a compra já foi feita”, informa Samuel Maia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Belford Roxo, Fábio Suhett, acredita que o estreitamento do elo do poder público com os agricultores, poderá gerar trabalho e renda. “Precisamos dar apoio aos agricultores locais para que eles possam ter condições de produzir novamente. Melhoria de infraestrutura, escoamento da produção e assistência técnica são alguns dos incentivos. A terra é fértil e nós temos espaços excelentes para a produção agrícola. Muitos deles pararam por falta de condições de trabalho”, disse Suhett.

Texto: "O Dia", caderno "Baixada", página 8, 19.12.2010
Foto: Willy Rangel/SMMAAA/24.06.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário