quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Desenvolvimento sustentável em pauta em Duque de Caxias

Seminário aconteceu nesta quarta-feira no bairro 25 de Agosto

Com o objetivo de abordar as principais questões ambientais da atualidade e o desafio de integrar progresso e sustentabilidade, foi realizado em Duque de Caxias o 1º Seminário Integrado Ecologia, Saúde e Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA). O evento, realizado nesta quarta-feira, 8 de dezembro, e que contou com aproximadamente 100 pessoas, permitiu que vários setores da sociedade e do governo pudessem se reunir e discutir propostas visando a integrar progresso e sustentabilidade.
Durante a abertura, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, destacou a importância da realização do seminário e que espera que o evento seja o início de uma rede de proteção à natureza. Ele aproveitou a ocasião para lançar o movimento “Rio EmBaixada pela Paz”, com o objetivo de criar políticas que melhorem a qualidade de vida na Baixada Fluminense. “A Baixada é um lugar de vida, de pessoas que produzem políticas para melhorar a qualidade ambiental”, disse.
O seminário, que teve como tema “Biodiversidade, cidadania e qualidade de vida”, começou com a palestra “Biodiversidade e preservação de espécies”, ministrada por Gustavo Esteves, diretor do Biomar.
Em seguida, o professor e pesquisador da UFRJ Davis Ferreira falou sobre “Saúde global – Qualidade de vida” em uma exposição que enfatizou que problemas de saúde não têm fronteiras, que a saúde das populações deve ser estudada em um contexto global e que existe uma área da ciência que estuda melhorias no tratamento da saúde, transcendendo as perspectivas e preocupações dos governos dos países.
Davis Ferreira, da UFRJ, falou sobre saúde e meio ambiente
A presidente do Instituto Baía de Guanabara, Dora Negreiros, foi a terceira a fazer sua intervenção, onde falou sobre histórias, mostrou mapas e fotografias e citou os vários problemas resultados por anos de poluição. “Os principais problemas da Baía de Guanabara são o lixo e o esgoto doméstico, mas o esgoto doméstico jogado na baía só fez aumentar nos últimos 20 anos”, ressaltou.
Dora Negreiros, presidente do Instituto Baía de Guanabara durante palestra

Em sua palestra, o ganhador do prêmio Global 500 das Nações Unidas Vilmar Berna lançou seu mais recente livro, “Amigos do Planeta” e ao falar sobre “Educação ambiental e consciência social”, ressaltou a importância de se conciliar para amenizar o conflito entre desenvolvimento e sustentabilidade.
Ganhador do prêmio Global 500 de 1999, Vilmar Berna lançou um livro durante o seminário

Em seguida, o publicitário Sergio Almeida apresentou cases de sucesso sobre sustentabilidade. A última a falar foi a consultora internacional Cecy Fontes, que abordou o tema “Desenvolvimento social, cultura da paz e cidadania”.
A próxima edição do seminário deve acontecer em maio de 2011.

Público participou ativamente do seminário

Texto e fotos: Willy Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário