sexta-feira, 30 de abril de 2010

Meio Ambiente lança projeto Hortas Comunitárias

Secretário Samuel Maia fala com os moradores sobre o projeto

Moradores do bairro Vila Nossa Senhora das Graças (antiga Vila Operária), em Xerém, vão ganhar reforço na alimentação e dinheiro com a venda de hortaliças e legumes produzidos sem agrotóxico. O incentivo veio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA), que lançou nesta quinta-feira, 29 de abril, junto com a Emater-Rio, o projeto Hortas Comunitárias, que poderá ser levado a outras comunidades. O plantio das sementes será em uma área de cerca de mil metros quadrados cedidos a moradores da comunidade pela Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, dona da área há mais de 40 anos.
O preparo da área, que está recebendo nutrientes, será feito pelos moradores com orientação de técnicos agrícolas da SMMAAA e da Emater. A iniciativa pretende mostrar aos moradores do quarto distrito que eles podem produzir o próprio alimento e ganhar dinheiro vendendo os produtos. “Além dessa vantagem, queremos incentivar a criação de hortas domésticas na região”, disse o secretário Samuel Maia, que se reuniu com moradores selecionados para cuidar da plantação.
Carlos Pedro, técnico agrícola da Emater-Rio, falou das vantagens oferecidas à comunidade. “A área estava ociosa há muitos anos, os moradores poderão agora produzir alimentos de boa qualidade e saudáveis. É mais fácil produzir do que comprar”, ressaltou o técnico, que pretende mostrar o local para estudantes da região e criar núcleos de aprendizado.

Membros da congregação franciscana vão ajudar na horta

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário:

  1. Que vergonha, Secretário Samuel Maia, se apropriando de sugestão do Edinho sem dar crédito a ele. Todos sabem disso e você agora ganha fama também de ladrão de projetos.

    João Apolinário

    ResponderExcluir