quinta-feira, 15 de abril de 2010

Meio Ambiente corta árvore de 50 metros que ameaçava cair

A árvore ameaçava cair em cima de casas e dos fios da rede elétrica

Atendendo aos pedidos dos moradores, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) estiveram no sábado, 10 de abril, na rua Marechal Hermes, na Vila São Luís, para cortar um pé de fruta-pão de 50 metros de altura. O secretário Samuel Maia esteve presente acompanhando a operação. “Estamos sempre atuando, de domingo a domingo, para evitar que os moradores de Caxias fiquem em situação de risco e redobramos a atenção em períodos de chuva. Sempre priorizamos trabalhos preventivos como este, atuando antes do desastre acontecer”, informou Samuel.
De acordo com os moradores, a árvore havia sido plantada na calçada há mais de 15 anos e corria o risco de cair a cada grande chuva. Tereza da Silva, pensionista de 67 anos e moradora da rua há 30, informa que orava todas as noites para que a árvore não caísse. “Quando vimos que a árvore cresceu demais, começamos a nos preocupar. A raiz dela já estourou a calçada e invadiu a garagem da moradora em frente a ela. Quando ventava muito, a copa da árvore girava e ela estalava. Sempre parecia que ela ia cair”, descreveu Tereza, que ainda relatou seu receio de que as frutas, ao caírem da árvore, pudessem atingir alguém. “Elas são pesadas, quebram telhas. Podia rachar a cabeça de alguém”, alertou.
Com o auxilio de um caminhão guindaste emprestado pela empresa Carvalhão, os agentes cortaram os galhos e a copa da árvore, antes de serrar o tronco em partes. O tráfego da rua foi interrompido durante o processo. Para pedidos de podas de árvores em terrenos públicos em Duque de Caxias, o morador pode ligar para (21) 2773-6283.

Texto: Vinicius Marins/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Edmilson Muniz/Assessoria de Comunicação PMDC

5 comentários:

  1. acho valido esse trabalho, mas por qual razão os senhores não incentivam a plantação de arvores nativas?

    ResponderExcluir
  2. Ola boa tarde
    Solicitei a poda da arvore da minha rua na Defesa civil e o prazo é de 3 meses,ja passou do prazo e até agora nada.
    A árvore ja esta muito grande e quando venta balança muito.
    Gostaria de saber como proceder

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se esse procedimento de remoção de árvore é só para as que estão plantadas nas ruas ou em casas tbm podemos solitar a remoção?

    ResponderExcluir
  4. Preciso da lida dos galhos da amendoeira da minha residência. Estão muito altas já de encontro aos fios de alta tensão. Saracuruna. Duque de caxias

    ResponderExcluir
  5. Gente a árvore da minha rua falta pouco pra chegar no fio de alta tensão
    Moro no pilar

    ResponderExcluir