sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Duque de Caxias terá Centro de Educação Ambiental

Samuel Maia: novas APAsem Duque de Caxias

Duque de Caxias vai ganhar no ano que vem um Centro de Educação Ambiental, dentro do projeto Bairro Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. O centro de estudo e pesquisa será construído na Rua Londres, no bairro Parque Eqüitativa, em uma área de preservação do município invadida e transformada em local de festas irregulares e vem somar-se à sede da Reserva Municipal Biológico do Parque Equitativa que já está concluída e será inaugurada no primeiro trimestre de 2012.

“O Centro de Educação Ambiental servirá para conscientização ambiental dos moradores da região visando à preservação da flora, fauna e das nascentes. Vamos trabalhar com estudantes, associações de moradores, ONGs e igrejas. Dentro do projeto Bairro Sustentável iremos implantar programas de coleta seletiva, reuso da água e reflorestamento de áreas degradadas”, disse o secretário, Samuel Maia.

O bairro Parque Eqüitativa ganhou no final do ano passado a Reserva Municipal do Parque Eqüitativa, que ocupa uma área de 1,5 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica. A sede administrativa da reserva será inaugurada no início do ano. “A proteção é uma das metas do governo do prefeito Zito. Neste governo, criamos também o Parque Natural Municipal da Caixa D’água, em Jardim Primavera, e vamos transformar em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) parte do bairro Jardim Gramacho, a nascente do Rio Saracuruna, Parque do Rio da Mata e do Calengue (Xerém), além dos parques fluviais dos rios que cortam o município”, destaca o secretário.

Outra vitória foi a aprovação pela Câmara Municipal das mensagens do prefeito Zito que cria os Fundos de Desenvolvimento de Coleta Solidária e de Recuperação e Valorização do Jardim Gramacho, no âmbito da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Eles terão autonomia orçamentária, administrativa e financeira e irão financiar projetos de geração de alternativas de trabalho e renda, destinados à inclusão social e recuperação da infra-estrutura da região.

Em reunião no último dia 28 de dezembro de 2011, no Palácio Guanabara, para tratar do período das chuvas, na presença do Governador em Exercício, Pezão e vários Secretários de Estado, Prefeitos e Secretários Municipais, o Secretário de Estado do Ambiente Carlos Minc, parabenizou ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, pela Revolução que este tem feito à frente da pasta dos últimos 03(Três) anos. " Caxias está mais Verde e Sustentável Graças a Este Guerreiro da Ecologia". Afirmou Minc.

Projeto do Centro de Educação Ambiental, que ficará no Parque Eqüitativa



Texto: Paulo Gomes
Fotos: George Fant e Divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário