PARCERIA ENTRE ÓRGÃOS AMBIENTAIS MELHOROU 100% EM DUQUE DE CAXIAS
Samuel (esq.), o secretário de Segurança pública Francisnco Neto e Adilson Gil
A Feira Livre de Duque de Caxias, no bairro 25 de Agosto, pode ganhar um posto avançado de monitoramento do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em parceria com a Prefeitura. O posto também será utilizado pelo Batalhão Florestal. A iniciativa partiu da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, durante trabalho de rotina feito no domingo, 15 de janeiro, na feira.
De acordo com o superintendente do IBAMA, Adilson Gil, os entendimentos continuarão para que o projeto seja colocado em prática, permitindo a permanência do órgão federal no local.
Na feira foi apreendido um filhote de carcará
Para o secretário de Transportes e Serviços Públicos, Ronaldo Amichi, a Prefeitura vai oferecer a estrutura e os demais órgãos entram com o poder de polícia, reprimindo o comercial ilegal de animais silvestres. Samuel Maia, secretário de Meio Ambiente, destacou o trabalho em conjunto no monitoramento da feira. “Existe uma ação articulada entre as secretarias e os órgãos competentes para que este espaço funcione, respeitando as leis ambientais”, destacou.
Na operação, homens do IBAMA, do Batalhão Florestal e do Serviço Reservado da Polícia Militar - com apoio da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, Guarda Municipal e Meio Ambiente - percorreram a feira em busca de animais silvestres. Foi apreendido um filhote de Carcará. “Esta feira não é como no passado, onde se encontrava tudo”, disse Adilson Gil na inspeção feita.
A ave de rapina apreendida foi encaminhada ao Centro de Animais Silvestres, de Seropédica.
Os fiscais estiveram presentes na Feira Livre de Duque de Caxias
Texto: Antonio Pfister
Fotos: Márcio Leandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário