quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pimentão lidera lista de alimentos com mais agrotóxicos


Foram analisados 18 tipos de alimentos. Pimentão é o com mais agrotóxicos




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira a lista de alimentos com mais agrotóxicos no País. Foram analisados 2.488 amostras de 18 tipos de alimentos em 25 Estados e no Distrito Federal. São Paulo não participou do levantamento.

Segundo o estudo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, o pimentão lidera o ranking dos alimentos com maior número de amostras contaminadas por agrotóxico, durante o ano de 2010, seguido por morango e pepino.

90% das amostras de pimentão analisadas foram consideradas insatisfatórias no relatório, no caso do morango e do pepino, o percentual de amostras irregulares foi de 63% e 58%, respectivamente.

Em 55% das amostras de alface e 50% das de cenoura foram encontradas irregularidades.

Já as amostras de batata obtiveram resultados satisfatórios em 100% das análises.

Abacaxi, alface, arroz, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e tomate participaram do levantamento da Anvisa.

Em Duque de Caxias uma boa dica para quem quer consumir alimentos saudáveis é a Feira do Agricultor Rural no Caxias Shopping, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Os produtos ali expostos são sem agrotóxicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário