quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Concurso Ciclo Verde anuncia projetos vencedores

O resultado do concurso ocorreu no Teatro Municipal Armando Mello

Na sexta-feira, 2 de dezembro, no Teatro Municipal Armando Mello, a indústria de especialidades químicas Lanxess e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias anunciaram os três projetos ambientais vencedores do Concurso Ciclo Verde, que vão receber até R$ 5 mil de financiamento. Abrindo a cerimônia, o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, parabenizou a empresa pela iniciativa do concurso. “Este é a primeira parceria da empresa com nossa secretaria e teve um excelente resultado. Esperemos que seja a primeira de muitas”, ressaltou.

O secretário Samuel Maia e o presidente da Lanxess, Jorg Schneider

Dos mais de 60 projetos concorrentes, todos com foco em Duque de Caxias, foram selecionados 11 finalistas, cujos representantes estiveram presentes no evento. O primeiro colocado foi “Coleta Seletiva Solidária”, elaborada pelo Colégio Estadual Guadalajara, do bairro Olavo Bilac. “O projeto nasceu há três anos e contamos com o apoio da Prefeitura para executá-lo”, disse Helenita Bezerra, professora do colégio e coordenadora do projeto. “Começamos com o Olavo Bilac e expandimos o trabalho para todo o 4º distrito. A Prefeitura recolhe o lixo já separado e encaminha para as cooperativas de catadores que fazem parte do projeto. Pretendemos estender o alcance do projeto para outras regiões de Caxias”, falou.

Maia, Schneider e os representates do Colégio Estadual Guadalajara: 1º lugar

Em segundo lugar ficou o projeto “Cultivando a Terra”, desenvolvido em Xerém pela Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição. Marcela Teixeira, da Secretaria do Meio Ambiente, recebeu o prêmio em nome da Irmã Nivalda Cardoso, que não pode estar presente. “É um projeto de horta comunitária plantada no entorno da congregação onde as plantas são cultivadas sem agrotóxicos. Ele gera renda para os participantes e a Irmã Nivalda pretende levá-lo para outras áreas carentes do bairro”, afirmou Marcela.

Marcela Teixeira (ao microfone) representou o premiado com o 2º lugar

O projeto “Semente das Águas”, do Colégio Flama e da Associação das Empresas de Campos Elíseos (Assecampe), em parceria com a Defesa Civil Municipal, ficou com o terceiro lugar. Ele tem o objetivo de resgatar o banco genético de árvores típicas do município e replantar mudas delas em áreas de risco de deslizamento e margens de rios. Segundo o geólogo da Defesa Civil, Wilson Leal Boiças, representante do projeto, a primeira etapa do trabalho já está pronta. As mudas são produzidas pelos alunos do Colégio Flama e voluntários da Defesa Civil.

O geólogo Wilson Boiças representou o "Semente das Águas": 3º lugar

A Lanxess, um dos maiores produtores de borracha sintética do mundo, possui em Duque de Caxias a maior fábrica do produto em todo o hemisfério sul. Segundo Jorg Schneider, diretor presidente da empresa no Brasil, a empresa pretende estabelecer novas parcerias com a Prefeitura. “Queremos nos inserir nas comunidades em que nos instalamos. Caxias tem sido uma grande cidade anfitriã para nós e pretendemos continuar estimulando a conscientização ambiental no município”, concluiu.



Texto: Vinicius Marins

Fotos: Márcio Leandro


Nenhum comentário:

Postar um comentário