quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Audiência Pública Desmente Boatos sobre Enchentes em Duque de Caxias

A Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Duque de Caxias apresentou na quarta-feira, 30 de novembro, o Plano Emergencial de Prevenção de Chuvas. O evento foi realizado durante audiência pública na Câmara Municipal, em que estiveram presentes vereadores, secretários municipais, representantes de órgãos ambientais, lideranças comunitárias de diversos bairros da cidade e meteorologistas. A iniciativa teve como objetivo tranquilizar a população e desfazer os boatos de que uma grande tempestade cairia sobre a cidade neste verão, acabando com vários bairros.

A meteorologista Priscila alertou que não é possível prever as chuvas com exatidão

Convidada para a audiência, a meteorologista do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Priscila Luz, destacou que ninguém consegue prever com exatidão o volume das chuvas. “Nós trabalhamos com possibilidades. Não há um equipamento que possa prever com precisão como serão as chuvas de uma região, porque tudo pode mudar de repente de acordo com a direção e velocidade dos ventos”, explicou Priscila. Ela destacou que o mais importante é a elaboração de planos de emergência, como o da Prefeitura de Duque de Caxias, que permite alertar os moradores no momento das chuvas. “Isso tudo observando o nível dos rios e a quantidade e densidade das nuvens. Não há motivos para pânico”, concluiu a especialista.

O chefe do Centro Operacional do Inea, Luiz Paulo Viana, disse que o Governo do Estado cumpriu todo o cronograma do Projeto Iguaçu, Botas, Sarapuí, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, com a limpeza e desassoreamento dos principais rios da Baixada Fluminense. “Foram aplicados R$ 370 milhões na prevenção de enchentes em toda a região da Baixada Fluminense, com a instalação de estações de bombeamento. Hoje, os rios estão limpos e não haverá problemas como o que ocorreu em dezembro de 2009”, garantiu o representante do Inea.

O objetivo é divulgar para a população que há um plano de prevenção das chuvas

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Fonseca Neto, lembrou que a parceria entre a Prefeitura e o Estado, através do Inea, permitirá a instalação de estações meteorológicas nos principais pontos crítico da cidade. “Com isso, conseguiremos prevenir os moradores sobre a intensidade das chuvas, reduzindo os riscos e salvando vidas”, observou o secretário. Francisco disse que o trabalho é de prevenção e não uma afirmação de que “irá” ocorrer uma grande tempestade. “Como bem colocou Priscila, a meteorologia informa que há possibilidade de chuvas, não com a afirmação de que vai chover”, concluiu o secretário.

Francisco destacou que a Defesa Civil do município pretende promover palestras para a população sobre a previsão do tempo. “Firmamos uma parceria com o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), a qual nos permitirá a instalação de estações meteorológicas em vários pontos da cidade”, disse o secretário, informando que será disponibilizado na internet o blog: defesacaxias.blogspot.com, que vai conter informações e orientações sobre a previsão do tempo e outros assuntos para a população. O secretário destacou, também, a importância da formação pela população de Núcleos de Defesa Civil nos bairros.

Samuel Maia: só quem não tem compromisso com o povo tem interesse no pânico

Samuel Maia, secretário de Meio Ambiente, criticou “os profetas do apocalipse”, que, segundo ele, de forma irresponsável, tentarão apavorar a população humilde. “Eles tiveram o trabalho de fazer um panfleto ilegal e distribuir entre os moradores. É muita falta de comprometimento com o povo”, sentenciou o secretário. Maia destacou o trabalho preventivo feito pelo município de tentar se preparar para fenômenos que sempre acontecem em todo o Brasil.

A dona-de-casa, Rita Maria Ribeiro, do Amapá, saiu satisfeita da reunião. “Inventaram tanta bobagem, mas fiquei tranqüila com as explicações. O que a Defesa Civil está fazendo é uma trabalho preventivo e se preparando caso haja necessidade”, declarou a moradora de 58 anos.

Na audiência, a vereadora Fatinha defendeu com veemência as ações da Prefeitura

Estiveram presentes, ainda, os vereadores da base governamental Fatinha, Josemar Padilha, Marcelo do seu Dino, e Grande, que defenderam as ações da Prefeitura; o coordenador de Defesa Civil, Wilson Leal; o tenente Robson Melo, do 14º GBM; Marcelo Mota, gerente regional da Cedae; major Lourival Júnior, do 15º BPM; Geraldo Menezes, presidente da OAB/Duque de Caxias; e o deputado estadual Geraldo Moreira, entre outros.



Texto: Nelson Soares

Fotos: Márcio Leandro


2 comentários:

  1. Rogerio Gomes escrito em 5 dezembro, 2011, 11:11

    Se houvesse realmente interesse de discutir de forma séria e responsável a questão de “Enchentes” em Duque de Caxias os responsáveis pela execução do PROJETO IGUAÇU deveriam ter sido convocados a participar da mesa de discussão afinal é o maior projeto já desenvolvido e em execução na Baixada Fluminense, são mais de 20 anos de estudos e 1,2BILHÕES do PAC em obras de Prevenção e Controle de Inundações, ALÉM DA COMISSÃO EXECUTIVA DE CONTROLE SOCIAL ( incusive o MUB- Federação das Associações de Moradores de D.Caxias), que acompanha o projeto a mais de 3 anos estarem presentes no Plenário e não na Mesa os Engenheiros do PROJETO IGUAÇU Irinaldo Cabral e João Batista TAMBÉM ESTAVAM NO PLENÁRIO e não participaram da discussão… VOCÊ DARIA CREDIBILIDADE A ESSAS DECLARAÇÕES OU AUDIÊNCIA ?? EU TAMBÉM NÃO…

    Rogerio Gomes
    Comissaõ Executiva Projeto Iguaçu/PAC

    ResponderExcluir
  2. O ÓRGÃO EXECUTOR O INEA, ONDE IRINALDO E JÕAO SÃO FUNCIONÁRIOS ESTAVA PRESENTE NA MESA! E A JUSTIÇA CASSOU A DIRETORIA DO MUB POR FRAUDE! Rita da AMPPP

    ResponderExcluir