sábado, 12 de novembro de 2011

Árvores: trabalhando em prol do planeta Terra


Por

Mônica Matoso Campanha*

As árvores têm um trabalho a fazer. Elas possuem potencial para contribuir em muitos processos importantes, tanto no meio rural como nas cidades. Plante-as nas suas terras e as assista em importantes missões como produção de oxigênio, proteção do solo contra a erosão, produção de alimentos para homens e animais, além de promover habitat para flora e fauna.

Um dos grandes benefícios ambientais proveniente das árvores, atualmente muito valorizado, é a capacidade de capturar e reter o gás carbônico presente na atmosfera. Como se sabe, o aquecimento global é provocado pelo aumento dos gases que provocam o efeito estufa na atmosfera, e que são oriundo dos mais diferentes ramos de atividades. Neste tema, as árvores são tidas como grandes reservatórios de carbono, devido ao seu próprio metabolismo e tamanho. Elas utilizam o carbono da atmosfera para realizar fotossíntese e crescer, incorporando-o na sua biomassa. Assim, um consenso geral é que, para contribuir no restabelecimento do ciclo do carbono em quantidades atmosféricas anteriormente existentes, é importante encontrar mecanismos que promovam o crescimento e conservação de árvores. O plantio de árvores, é portanto, uma grande oportunidade para ajudar o planeta a recuperar seu equilíbrio. Enquanto as árvores crescem, maiores quantidades de carbono vão sendo armazenadas. Soma-se a isso, a execução de importantes tarefas que ajudam na manutenção do meio ambiente.

No meio urbano, a arborização pode se dar em praças, jardins públicos, parques, escolas, universidades, cemitérios, canteiros centrais de avenidas e nas margens das vias públicas. Ainda, as áreas particulares, como jardins e quintais de residências, clubes e condomínios, podem conter as espécies arbóreas. Neste ambiente das cidades, as árvores podem cumprir várias funções, entre elas, a amenização da poluição atmosférica, a manutenção e a estabilidade do solo, o conforto ambiental, o embelezamento da cidade, além de criar oportunidades de lazer/recreação e abrigo da fauna, principalmente de pássaros.

No ambiente rural, a conservação de árvores promove, entre outras coisas, melhoria da fertilidade do solo, manutenção da biodiversidade, fornecimento de forragem para os animais e diferentes produtos para alimentação do homem.

A valorização, o plantio e a conservação das árvores são, portanto, de extrema relevância para o contexto ambiental da atualidade, ajudando a compensar os danos ambientais causados pelo homem.

*Pesquisadora Embrapa Caprinos. monica@cnpc.embrapa.br

Um comentário:

  1. SERIA MARAVILHOSO SE CADA DOMICÍLIO FIZESSE A PLANTAÇÃO DE UMA ÁRVORE... O IMPACTO AMBIENTAL SERIA ENORME, POIS A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM NOSSA CIDADE É ELEVADÍSSIMO, TEMOS O PARQUE INDUSTRIAL DA REDUC QUE CONTAMINA O NOSSO AR, COMO NOSSA CIDADE FICA À MARGEM DA BAÍA DE GUANABARA, TEMOS A SENSAÇÃO DE QUE A POLUIÇÃO É DISSIPADA PARA O MAR, LEDO ENGANO, VIDE OS ÍNDICES DE ALERGIAS QUE NOSSA POPULAÇÃO ESTÁ ACOMETIDA NOS ÚLTIMOS ANOS...A PLANTAÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES PODE CONTRIBUIR PARA A DIMINUIÇÃO NO ÍNDICE DE C02 NA ATMOSFERA.... MELHORANDO A QUALIDADE DO AR... AS OBRAS DA AV. PRES. KENNEDY DESTRUÍRAM ÁRVORES CENTENÁRIAS QUE FICAVAM NA ALTURA DO CENTRO PANAMERICANO ATÉ O LOTE XV, ERA UMA ESTRADA BELÍSSIMA, COM VERDADEIROS TÚNEIS DE ÁRVORES QUE COBRIAM A PISTA. AGORA É UM CALOR INFERNAL... RETIRARAM A VEGETAÇÃO, MAS NÃO REPUSERAM A FAUNA...ATÉ QUANDO... ABRAÇOS...ESTOU FAZENDO MINHA PARTE, JÁ PLANTEI ESTE ANO, 03 MUDAS DE ÁRVORES EM MEU QUINTAL.. SEI QUE É POUCO, MAS TENTO FAZER O TRABALHO DO BEIJA-FLOR, QUE AO PERCEBER FOGO NA MATA, TENTA APAGÁ-LO COM UM POUCO DE ÁGUA....TRABALHO DE FORMIGUINHA, MAS UM DIA CHEGAREMOS LÁ....

    ResponderExcluir