terça-feira, 15 de novembro de 2011

Caxias vai ao protesto contra redistribuição dos royalties

A população de Duque de Caxias também marcou presença entre os mais de 150 mil manifestantes que protestaram contra as novas regras de distribuição dos royalties do petróleo realizada na quinta-feira, no Centro do Rio. Se for aprovado, o projeto, de autoria do deputado federal Ibsen Pinheiro, provocará um rombo de mais de R$ 50 bilhões em 10 anos, com prejuízo de 1,7 bilhão para os municípios já em 2012. Somente para Duque de Caxias o repasse dos royalties chega a R$ 70 milhões anuais, verba que é investida em educação, obras e saúde pela Prefeitura. A manifestação, batizada "Contra a injustiça - em defesa do Rio", foi proposta pelo governador Sérgio Cabral e teve a adesão da maioria dos prefeitos do estado.

Samuel Maia e o Secretário Municipal de Ambiente de Miguel Pereira Mauro Peixoto

O evento, que contou com a presença de entidades sindicais, partidos políticos de todas as tendências e representantes da sociedade civil e de setores empresariais, além de prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais, teve ampla cobertura da imprensa, com a presença inclusive de emissoras estrangeiras. Entre os Secretários Municipais de Duque de Caxias o de Meio Ambiente, Samuel Maia esteve presente e lembrou das grandes manifestações que o Rio já fez a favor do Brasil e que Ele esteve presente, como as da DIRETAS JÁ! .A deputada federal Andreia Zito foi uma das primeiras a chegar à concentração. Ela destacou que a manifestação terá grande repercussão em Brasília. “Com esta mobilização por parte de todos os setores da sociedade nós estamos respaldados a pressionar pela não aprovação da lei”, disse Andréia. O prefeito Zito destacou que a manifestação popular reforça o direito pela manutenção dos direitos dos royalties.

Cercado por jornalistas e simpatizantes da causa, Cabral chega para o evento

Em pouco mais de duas horas de concentração, na Candelária, onde uma massa humana se misturava segurando bandeiras do com o símbolo do Estado do Rio de Janeiro, faixas e cartazes em protesto contra a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro. Em meio a artistas, pessoas comuns e figuras travestidas de personagens do folclore brasileiro, histórias em quadrinhos e sósias de autoridades internacionais, como cangaceiros e os americanos Flash e Barak Obama, todos protestavam com palavras de ordem: “Eu sou do Rio – o petróleo é nosso”. Uma imagem do Cristo Redentor, com as mãos para o alto, revelava o assalto que a aprovação do projeto representa para o Rio.

Representando a OAB/RJ, o advogado Wadih Damous também participou

Ao som de escolas de samba e funks cujas letras protestavam contra a “tungagem” aos cofres do estado e dos municípios, por volta das 17h, a multidão seguiu pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. No caminho, papel picado era jogado das janelas dos prédios e a massa humana caminhava e protestava contra a emenda Ibsen e entoava o Hino da Cidade do Rio de Janeiro. O evento terminou na Cinelândia, onde vários artistas se apresentaram e falaram da importância da pressão popular para que o projeto não seja aprovado. Para Samuel Maia a pluralidade dos participantes demonstrou que o Rio está unido pelos Royalties.



Texto: Nelson Soares

Fotos: George Fant






Nenhum comentário:

Postar um comentário