quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Marcha para Jesus reúne evangélicos e católicos

A primeira Marcha para Jesus de Duque de Caxias, realizada no feriado de 15 de novembro, terça-feira, foi marcada pelo fervor popular e pelo combate a intolerância religiosa. Organizada por Igrejas Evangélicas do município, a marcha, que reuniu cerca de 2 mil pessoas, contou também com a presença de padres da Igreja Católica, demonstrando o caráter ecumênico do evento. A marcha contou com dois pontos de encontro: Praça Humaitá, no bairro 25 de Agosto, e Rua Manuel Reis, no bairro Centenário. De lá, os grupos de deslocaram até a Praça do Pacificador, no Centro, onde acompanharam a pregação de pastores e padres, além de shows de música gospel.

“Superamos nossas expectativas e lutamos contra muitos obstáculos, mas a participação da população demonstrou que tudo valeu a pena”, disse o pastor Edmilson Martins, presidente do COMEBE (Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior), que agradeceu a cooperação que o evento recebeu da Prefeitura. “Sem a participação das secretarias de Comunicação e Segurança Pública, entre outros órgãos municipais, não conseguiríamos realizar essa marcha”, afirmou. O apóstolo Ivan Andrade, presidente do Conselho de Pastores de Duque de Caxias, também estava feliz com o resultado. “Este é um presente inesperado de Deus. Superamos grandes desafios para realizar esta marcha”, falou o apóstolo.

O pastor Edmilson Martins e o apóstolo Ivan Andrade

O evento contou com a presença de diversos nomes da música gospel, como o DJ Alpiste, Adriano Gospel Funk, Bethania Lima, Jairo Bomfin e Filhos Benditos. Representando o prefeito José Camilo Zito, o secretário de Comunicação e Eventos, Luiz Carlos dos Santos – o Lucas – falou a todos os cristãos presentes. “É um prazer estar em um evento de amor e paz como este e ter contribuído com nosso trabalho para que ele pudesse ser realizado. Tiramos uma lição de compreensão e tolerância para o Brasil desse encontro: juntar igrejas evangélicas e católica para orar pelo mesmo Deus é possível. Que esta marcha seja a primeira de muitas”, disse Lucas.

Representando a Igreja Católica, os padres Marcos Bejarano, da paróquia de Vila São Luis, e Benedito Zanobia, da paróquia de Gramacho, se mostraram surpresos com o convite para participar do evento e afirmaram que este foi o primeiro passo de futuras iniciativas em conjunto. “Foi inusitado receber este convite. E muito positivo também”, disse padre Marcos. “Estamos conversando com os pastores para realizar um festival de teatro cristão no ano que vem. E vamos procurar ter a participação dos evangélicos aqui da cidade na próxima Campanha da Fraternidade, cujo tema será saúde pública”, declarou o padre Benedito.

Os padres Marcos Bejarano e Benedito Zenobia

A marcha contou com cerca de 80 servidores municipais, entre guardas municipais, agentes de trânsito da saúde. Havia banheiros químicos para a população, brinquedos para as crianças e adultos (tobogã inflável e camas elásticas) e três ambulâncias do SAMU (serviço de atendimento móvel de urgência) para emergências. Também estiveram presentes os secretários de Segurança Pública, Francisco Neto, e de Meio Ambiente, Samuel Maia, entre outras autoridades.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente Samuel Maia que levou toda a família ao evento, "A Marcha já é um marco histórico na cidade, pois uniu as diferentes doutrinas em um objetivo comum que é o diálogo inter-religioso!". Afirmou Maia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário