terça-feira, 5 de julho de 2011

Caxias Terá aumento de áreas de proteção Ambiental

Caxias discute RPPN com sitiantes da Taquara e Xerém



Sitiantes e autoridades ouviram explicações de membros do Núcleo de RPPN

A criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPN foi discutida sexta-feira, 1º de julho, durante encontro no Parque Natural Municipal da Taquara de sitiantes e autoridades do Ministério do Meio ambiente. A reunião contou com a presença de moradores da Taquara, Parque Eqüitativa e Xerém, onde existem áreas de proteção permanente e da Chefe do Núcleo de RPPN, Roberta Guagliardi Pacheco, acompanhada do Gestor ambiental do órgão, José Luiz Monsoros Junior, que deram explicações e tiraram dúvidas dos moradores.

RPPN é considerada uma unidade de conservação criada em área privada com a finalidade de conservar a diversidade biológica e um ato voluntário do proprietário em transformar todas sua área ou parte dela em uma reserva protegida, sem ocasionar a perda do direito de propriedade.



A chefe do Núcleo de RPPN, Roberta Pacheco, foi uma dos palstrantes

Os interessados devem preencher o requerimento de criação da reserva, encontrado na página http://www4.icmbio.gov.br/rppn/index.php?id_menu=137, podendo anexar fotos da propriedade que serão exibidas no documento do Sistema Informatizado de Monitoria de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (SIMRPPN). As análises e vistoria técnica na área serão feitas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Se todas as fases foram cumpridas será feita averbação do termo de compromisso e portaria de criação da RPPN.

O secretário Samuel Maia no encontro, disse que alguns moradores se mostraram interessados em transformar suas áreas em RPPN. “As propriedades vão gerar benefícios para o dono, o meio ambiente e para sociedade, além de colaborara no aumento do repasse do ICMS Ecológico que já está rendendo dividendos aos municípios do estado. No ano passado foram distribuídos R$ 73 milhões. Este ano as 92 cidades fluminense devem receber do governo do estado cerca de R$ 111,5 milhões”, disse o coordenador ambiental.

O encontro aconteceu no auditório do Parque Municipal Natural da Taquara com a presença do diretor Marlos de Pina Cabral e técnicos do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário