quinta-feira, 28 de julho de 2011

CAXIAS RURAL MOVIMENTA SHOPPING


SAMUEL MAIA CUMPRIMENTA CHUMBO E MARLENE

Foto Everton Barsan




Nova edição da Feira do Agricultor Familiar em Duque de Caxias

Montada em caráter experimental no Caxias Shopping na última semana do meio ambiente, em junho, a Feira do Agricultor Familiar, que alcançou grande sucesso, volta ao maior centro comercial de Duque de Caxias, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias. No dia 7 de agosto, domingo, das 12 às 18h, pequenos produtores rurais do município estarão comercializando seus produtos. Na feira, os frequentadores do Caxias Shopping poderão comprar frutos e legumes frescos e de boa procedência, além de doces em compota, flores e peixes ornamentais. A partir de agora, a feira vai acontecer no primeiro domingo de cada mês.

Quem for à feira poderá comprar produtos, receber dicas para o preparo de saborosos pratos e conversar com produtores rurais das localidades Capivari, Tabuleiro, Lamarão, Piranema, Xerém e do assentamento Terra Prometida. Do projeto participa, ainda, a empresa caxiense EcoWood, que fabrica madeira plástica com material reciclável e doou as barracas utilizadas pelos produtores. Marlene, do assentamento Terra Prometida, vai comercializar frutas e legumes, e Marcos André, de Capivari, estará dando dicas para criação de peixes ornamentais, enquanto José Pio Nery, o “Chumbo”, fala da sua plantação de pimenta, vendida “in natura” e em conserva. As flores tropicais orgânicas de Alice Wythe também estarão presentes na feira, além das goiabas dos produtores Sergio Aguiar e Anderson Santos.


Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura a Abastecimento, Samuel Maia, a Feira do Agricultor Familiar dá oportunidades para os pequenos agricultores do município mostrarem o que produzem. “São produtos de ótima qualidade que estão chegando à mesa das famílias da nossa cidade e regiões vizinhas. É a ampliação do mercado do homem do campo”, destacou Samuel, que, visando à comercialização dos produtos da área rural de Caxias, vem mantendo contato com donos de restaurantes e de barracas no evento Forró na Feira, que acontece todos os finais de semana no centro da cidade.
O evento é mais uma parceria que deu certo entre o governo municipal e o Caxias Shopping, empresa reconhecidamente sustentável. Ele conta com uma Estação de Tratamento de Resíduos, que recicla água para reutilização nas descargas dos banheiros e para regar o jardim. Também realiza a separação de papelão, garrafas pet, papéis-toalha e latinhas, que são encaminhados para reciclagem. O óleo de cozinha utilizado nas lojas da Praça de Alimentação é entregue às empresas de transformação e o seu lixo orgânico é transformado em adubo por uma usina localizada no município. O Caxias Shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2895.



Assessoria de Comunicação
Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário