quarta-feira, 13 de julho de 2011

CAXIAS GANHA MULTIPLICADORES AMBIENTAIS

Emoção marca formatura dos guardas ambientais mirins

Samuel Maia anunciou a instalação de uma base do GE 67 Manuel Bandeira

Num clima de muita alegria e emoção, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias realizou na tarde desta quarta-feira, 13 de julho, no Miragem Clube, em Santa Cruz da Serra, a solenidade de formatura da quinta turma do projeto Guarda Florestal Mirim. O curso beneficiou 240 crianças e jovens, de 7 a 14 anos, alunos das redes pública e privada município, que a partir de agora se transforma em agentes multiplicadores em suas comunidades. O ato contou com a presença do secretário Samuel Maia, do diretor do Parque Natural Municipal da Taquara, Marlos de Pina Campos, e da professora Silmara Leandro, do Departamento de Projetos e Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, parceira do projeto.

O curso, que teve duração de três meses, foi ministrado por técnicos em meio ambiente, mateiros e escoteiros. Os alunos aprendem educação ambiental, monitoramento de trilhas, primeiros-socorros, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica, escotismo, além de geografia e história da região do terceiro distrito onde estão localizados, o Parque Natural Municipal da Taquara e a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa. Os alunos assistem também vídeos educativos e participam de passeios educativos.

Emocionados, os jovens formandos cantam o hino nacional

Durante a formatura, o secretário Samuel Maia anunciou a instalação de uma base do grupamento GE 67 Manoel Bandeira, do bairro Santa Lúcia, no Parque da Taquara. O projeto já conta com a participação, no curso do chefe dos escoteiros, Valdeque, que ministra aulas de trilhas e montagem de barracas.

O secretário, que levou o abraço do prefeito Zito, elogiou o trabalho de toda equipe do Parque da Taquara e anunciou novidades. “A entrada do Parque Natural Municipal da Taquara será reestruturado e o local vai ganhar a primeira biblioteca ambiental da Baixada Fluminense. No final da Rua Duque de Caxias, no Parque Eqüitativa está sendo construída a primeira praça ecologicamente correta do município, junto à entrada da Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa”, destacou Maia, anunciando também a abertura do auditório do Parque da Taquara para projetos culturais e ambientais a partir de agosto.

A formanda Mônica Marins entre o secretário Samuel Maia e a professora Aline

Entre os formandos, Mônica Marins, de 14 anos, aluna da Escola Municipal General Mourão Filho, do bairro Jardim Anhangá, era pura emoção. “Tudo que aprendi no curso, como cuidar e respeitar o meio ambiente e o semelhantes foi muito gratificante, isso tudo sem falar nas novas amizades. A partir de agora, com certeza, vou passar tudo de bom que me ensinaram para meus amigos e moradores da minha comunidade”, disse a aluna.

Dessa turma participaram alunos das escolas municipais Romeu Menezes dos Santos, Jair Alves de Freitas, Darcy Ribeiro, Hermínia Caldas da Silva, Helena Aguiar de Medeiros, Anísio Spínola Teixeira, Marechal Floriano Peixoto, Esmeraldo Berçácollo, Barão do Amapá, General Mourão Filho e Oduvaldo Viana. Do estado, existem alunos das escolas Manoel Bandeira e Fernando Figueiredo. O projeto conta com parceria de empresas privadas e das secretarias de Cultura e de Educação. Apesar do período de férias escolares, muitos professores e pais de alunos compareceram à formatura como forma de incentivo a agradecimento.

Victor Hugo fez o juramento dos guardas mirins diante de Marlon e Valdeque



Texto: Paulo Gomes

Fotos: Everton Barsan


Nenhum comentário:

Postar um comentário