terça-feira, 5 de julho de 2011

Caxias Conclui 5 ª Turma de Guarda Ambiental Mirim

Caxias forma quinta turma de guardas ambientais mirins



A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias realiza no dia 13 de julho, a partir das 10h, no Parque Natural Municipal da Taquara, a formatura da quinta turma do projeto Guarda Florestal Mirim. O curso beneficiou 240 crianças e jovens, de 7 a 14 anos, alunos das redes pública e particular do município. Durante o curso, eles receberam noções de meio ambiente para repassar em suas comunidades. No segundo semestre serão capacitados outros 240 alunos. A solenidade será presidida pelo secretário Samuel Maia.

Ainda dentro da grade elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, as crianças aprendem educação ambiental, monitoramento de trilhas, primeiros-socorros, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica, escotismo, além de geografia e história da região do terceiro distrito. Na região estão localizados, o Parque Natural Municipal da Taquara e a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa. Nas aulas, os alunos assistem vídeos e participam de passeios ecológicos guiados por técnico da secretaria. Em junho, eles visitaram a sede do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), localizado na APA Suruí, em Magé.

Participaram dessa turma os alunos das escolas municipais Romeu Menezes dos Santos, Jair Alves de Freitas, Darcy Ribeiro, Hermínia Caldas da Silva, Helena Aguiar de Medeiros, Anísio Spínola Teixeira, Marechal Floriano Peixoto, Esmeraldo Berçácollo, Barão do Amapá, General Mourão Filho e Oduvaldo Viana. Do estado, existem alunos das escolas Manoel Bandeira e Fernando Figueiredo. O projeto conta com parceria de empresas privadas e das secretarias de Cultura e de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário