terça-feira, 12 de abril de 2011

Futuros guardas ambientais mirins visitam a Serra dos Órgãos

Alunos do projeto Guarda Ambiental Mirim curtem piscina do parque em Teresópolis
Um grupo de 60 alunos da quinta turma do curso para formação de guardas ambientais mirins em Duque de Caxias visitou na segunda-feira, 11 de abril, a sede de Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). O passeio faz parte do aprendizado do cursos vai atender aos 240 alunos participantes. O segundo grupo visita o local nesta quarta-feira, 13 de abril, e o último na quarta-feira da próxima semana, 20 de abril. O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e de empresas da iniciativa privada.

Na sede do Parque os alunos assistiram a uma palestra sobre o Projeto Fauna Viva, ministrada pelo geógrafo da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), Guilherme Monteiro. Eles também conheceram as trilhas do parque e participaram de atividades de lazer. O grupo contou com diversos monitores e coordenadores e foi liderado pelo diretor do Parque Natural Municipal da Taquara, Marlos Campos.

O curso de formação de Guardas Ambientais Mirins é um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA). A atual turma começou o curso em março e conta com 240 alunos das redes estadual e municipal que vão se tornar agentes multiplicadores em suas comunidades. As aulas são realizadas de segunda a quinta-feira pela manhã e a tarde. O curso tem duração de três meses e nesse período os jovens recebem noções de cidadania, educação ambiental, monitoramento de trilhas, geografia, história da região, primeiros-socorros na floresta, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica e escotismo. Também assistem e participam de passeios de estudo, como este realizado no Parnaso.

“Os passeios de estudo são importantes durante o curso. Neles os alunos aprendem a muita coisa sobre a flora e a fauna da Mata Atlântica e como preservar o meio ambiente. Tudo que aprendem será de grande importância em suas comunidades, já que o exemplo vem de casa”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia.

Dessa turma estão participando alunos das escolas municipais Romeu Menezes dos Santos, Jair Alves de Freitas, Darcy Ribeiro, Hermínia Caldas da Silva, Helena Aguiar de Medeiros, Anísio Spínola Teixeira, Marechal Floriano Peixoto, Esmeraldo Berçácollo, Barão do Amapá, General Mourão Filho e Oduvaldo Vianna. Do estado, existem alunos das escolas Manoel Bandeira e Fernando Figueiredo.




Alunos fazem uma pausa para lanche durante caminhada no parque


Texto: Paulo Gomes/SMCE Fotos: George Fant/SMCE

Um comentário:

  1. oi aqui e a monica sou uma futura guarda ambiental mirim estou fazendo o curso e estou amando.a minha professora e a TIA QUEITI ELA E MUITO LEGAL mais as vezes..ñ prefiro ñ falar.bom da PAULA prefiro nem falar pq ela e uma otima pessoa muito carinho gentil e muito mais aaa manda um bj pra ela por mim..bom eu fiu ai na serra dos orgãos e amei o parque eu fiu dia 13/04/2011 eu amei mesmo espero voltar mais eu sei que isso vai ser imposivel mais do mesmo geito eu amei.bom e so e aaa queria dar uns parabens pro parque.bom e so bjsss

    ResponderExcluir