quinta-feira, 7 de abril de 2011

Santa Cruz da Serra terá coleta seletiva e Xerém implanta serviço





Adaílton Pinto entre Samuel Maia e Átila Delliveneri, da Locanty



Com o apoio das principais empresas de Xerém, foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira, 6 de abril, o serviço de coleta seletiva do quarto distrito de Duque de Caxias. A reunião contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e abastecimento, Samuel Maia, que anunciou a implantação do programa no terceiro distrito que já conta com cooperativa e 60 catadores cadastrados. A primeira reunião acontece no dia 29 de abril no bairro Parque Eldorado. O programa faz parte da Política Municipal de Coleta Seletiva da Prefeitura, implantada pelo prefeito José Camilo Zito em 2009 com projeto piloto no primeiro distrito que beneficia os bairros Olavo Bilac, Jardim Leal e Gramacho.

Além de representantes das empresas instaladas na região, o encontro contou com a participação de ONGs, lideranças comunitárias e do Conselho Municipal de Meio Ambiente, além de órgãos oficiais das redes de educação, meio ambiente, Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais e Procuradoria Geral do Município. Para ajudar a Associação dos Agentes de Reciclagem de Xerém, o morador Adaílton Pinto de Souza, que reside no bairro há 39 anos, oficializou a cessão de um galpão aos catadores pelo prazo de um ano.

Itamar Campos Marciano, presidente da Associação dos Agentes de Reciclagem de Xerém, criada no início do ano agradeceu o apoio da secretaria de Meio Ambiente que conseguiu junto à empresa Locanty, responsável pela coleta de lixo na região, de um caminhão basculante para recolhimento de material reciclável nas residências, comércio e empresas da região. A cooperativa conta com cerca de 40 catadores que recolhem por mês até 12 toneladas de lixo limpo. “Com o empréstimo do galpão, poderemos guardar o material e vender por melhor preço. Hoje, somos obrigados a vender o que catamos em ferros-velhos a preços inferiores ao de mercado e muitas vezes somos enganados na pesagem”, disse Itamar Campos, que agradeceu o empenho da Secretaria de Meio Ambiente e das organizações que estão colaborando no processo.



Samuel Maia e o presidente da associação Itamar Campos Marciano



“Esperamos conscientizar a população e os empresários da região que são grande geradores de resíduos de ajudar os catadores. Com isso, estamos preservando a natureza, além de contribuir para cadeia produtiva e gerar trabalho e renda para muitas pessoas. Só com solidariedade poderemos ter um município melhor e se depender das comunidades de Xerém, faremos a diferença”, disse Samuel Maia, que entregou um certificado de agradecimento ao morador que emprestou seu imóvel aos catadores.

Samuel Maia disse ainda que uma das metas do governo é a preservação do meio ambiente. Quando fui empossado secretário, o prefeito Zito me disse: “Vamos salvar o pulmão de Xerém. Em seguida, instituímos a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa e estamos criando outras áreas de preservação nos distritos, entre elas a do aterro metropolitano do Jardim Gramacho que até final do ano vai encerrar suas atividades”.

Na ocasião, Samuel entregou as chaves de um automóvel Uno 0km para atender às demandas do Núcleo de Agricultura e Meio Ambiente de Xerém.

No dia 18 de abril, haverá reunião entre os representantes das unidades públicas de ensino municipal e estadual da região para definir os dois melhores dias da semana para recolhimento do lixo limpo produzido, fora da coleta regular. Também já estão sendo visitadas residências, empresas e o comércio de Xerém que já estão colaborando na separação do lixo orgânico do reciclável.

Da reunião realizada no salão da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB) participaram, entre outros, representantes da Fundec, Procuradoria Geral do Município,l Superintendência Municipal da Juventude das empresas Turbo Meca, Ciferal, Indústria Brasileira de Filmes –IBF, Locanty, Nortec e Grande Rio, do Inmetro, das ONGs, Care Brasil e do Movimento Ambientalista Brasileiro – MAB, e da Comunidade educadora do bairro Olavo Bilac.



Vice-presidente da FUNDEC Edite Viana fala da parceria com o Meio Ambiente



Texto: Paulo Gomes/SMCE

Fotos: Everton Barsan/SMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário