sexta-feira, 29 de abril de 2011

3º distrito ganha programa de coleta seletiva





Catadores de lixo e estudantes participaram da reunião sobre coleta seletiva



Como parte da Política Municipal de Coleta Seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias lançou em Santa Cruz da Serra na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, o programa de coleta seletiva no terceiro Distrito. A reunião com autoridades, representantes dos catadores, lideranças comunitárias da região e estudantes, aconteceu na Escola Estadual Padre Anchieta, em Santa Cruz da Serra, bairro da região. Para ajudar os catadores a secretaria está elaborando um projeto para conseguir recursos não reembolsáveis junto ao BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), para construção de galpões e compra de equipamentos.



A Associação dos Catadores da População de Rua e a Cooperativa de Catadores vão se reunir com a direção das escolas públicas e privadas da região para definir estratégias para estimular o envolvimento dos moradores no programa. Ficou acertado que o lixo extraordinário (lixo limpo que pode ser reciclável) será recolhido nas residências às terças-feiras, em data fora da coleta regular de lixo no terceiro distrito, que acontece as segundas, quartas e sextas-feiras. O projeto piloto começou no primeiro distrito em 2009, no bairro Olavo Bilac, e hoje atende a quatro bairros daquela região. Implantada em 2009 a coleta seletiva é feita hoje em bairros do primeiro e quarto distritos. Em breve também chegará a Campos Elíseos, no segundo distrito.





José Djalma, da Cooperativa de Catadores, fala sobre a criação de ecopontos

A cooperativa de catadores, que tem galpão de reciclagem no Parque Eldorado, pretende criar ecopontos nos bairros e sub-bairros da região de Santa Cruz da Serra. O material estocado pelos catadores nestes locais será encaminhado para reciclagem uma vez por semana – ou quantas forem necessárias, se a quantidade recolhida for muito grande – no galpão do Parque Eldorado. A reunião contou com a presença de Francisco Correa, gerente de um supermercado que será inaugurado em breve em Santa Cruz da Serra. Ele afirmou que pretende doar todo lixo extraordinário de seu local de trabalho para os catadores.



O secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, falou da política Municipal de Coleta Seletiva implantada pelo prefeito José Camilo Zito e dos recursos do BNDS para ajudar os catadores, principalmente os do bairro Jardim Gramacho, que sobrevivem do aterro da Comlurb que será desativado no início do ano que vem. Falou também dos avanços nessa área, preocupação constante do prefeito, que instituiu também a coleta seletiva em todos os órgãos públicos municipais.





Samuel Maia fala dos recursos do BNDES para ajudar os catadores de Recicláveis



Samuel disse que o governo está comprando caminhões para ajudar as cooperativas e que está incluindo os recicladores no programa Minha Casa minha Vida. Das unidades habitacionais construídas pelo programa em Caxias, 5% seriam para catadores cooperativados do município. “Estou satisfeito de encontrar estudantes nesta reunião. Eles serão peças fundamentais para que o processo avance. Além de evitar a poluição do meio ambiente eles estarão colaborando com suas comunidades e proporcionando a geração de renda para muitas famílias”, disse Samuel Maia.



A reunião para o lançamento da coleta seletiva no terceiro distrito contou com a participação de representantes do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), do Rotary Clube, professores das redes municipal e estadual de ensino, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Instituto Natividade, do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania e da Locanty, empresa responsável pela coleta de lixo na região e que cederá caminhões para o transporte do material reciclável.





Nilmar Magalhães representou o Inea na reunião em Campos Elíseos









Texto: Paulo Gomes



Fotos: Everton Barsan




Nenhum comentário:

Postar um comentário