terça-feira, 5 de abril de 2011

Duque de Caxias implanta coleta seletiva no quarto distrito

Como parte da política municipal de coleta seletiva, a Prefeitura de Duque de Caxias vai implantar o serviço de coleta seletiva no distrito de Xerém. O lançamento do programa será na quarta-feira, 6 de abril, na sede da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (Alameda Santa Alice, 310), às 10h. “Já funcionando em alguns bairros do primeiro distrito e em fase de implantação nos órgãos municipais, a coleta seletiva vai melhorar a gestão de resíduos e ajudar na inclusão social de catadores de material reciclável”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia que vai presidir o encontro.



Brasil é campeão em reciclagem de latas de alumínio



Para a reunião foram convidados gestores municipais, ONGs, empresários, lideranças comunitárias, clubes esportivos e representantes das unidades de ensino e de saúde da região, além de membros da cooperativa de catadores do quarto distrito e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O programa de coleta seletiva já beneficia catadores que atuam há mais de dois anos nos bairros Olavo Bilac, Gramacho e Jardim Leal e sub-bairros da região. “A coleta seletiva em todo o município é uma das ações da Prefeitura, determinada pelo prefeito José Camilo Zito. Com a ajuda dos moradores, das empresas e do comércio, grandes geradores de resíduos, estaremos preservando a natureza e proporcionando a geração de renda para muitas famílias, além de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem”, disse Samuel Maia.


O trabalho, explica o secretário, é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros. A coleta pode ser feita nos domicílios, em postos de entrega voluntária, em postos de troca e por catadores. A domiciliar é idêntica ao procedimento de coleta normal de lixo e feita em dias e horários diferentes. Os catadores percorrem as ruas em dias que não coincidam com a coleta normal. O Brasil é líder de reciclagem de latas de alumínio para bebidas. Por ano são recicladas mais de 160 mil toneladas de sucata de latas. O segundo colocado no ranking de reciclagem (lá é obrigatória por lei) é o Japão, em terceiro é a Argentina.


O plástico pet é versátil, barato e farto e beneficia do grande fabricante ao empreendedor. A reciclagem desse material vem crescendo em média 30% ao ano. Sua coleta é insuficiente e a indústria de reciclagem de plástico trabalha com ociosidade de cerca de 40%, segundo estudos técnicos. A reciclagem favorece o meio ambiente já que as garrafas Pet demoram cerca de 100 anos para se decompor. Entre outros materiais recicláveis estão CD e DVDs, embalagens longa vida, lâmpadas, jornais e revistas, vidro refratário e temperado, papelão, embalagens de margarina, canos e tubos e sacos plásticos.


Texto: Paulo Gomes/SMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário