terça-feira, 26 de abril de 2011

Zito se reúne com trabalhadores rurais para discutir melhorias

Prefeito Zito fala aos produtores rurais


Trabalhadores da região rural de Duque de Caxias se reuniram na manhã desta segunda-feira, 25 de abril, com o prefeito José Camilo Zito em um sítio na comunidade do Tabuleiro, em Xerém. Na pauta do encontro, reivindicações de melhorias na região para beneficiar as comunidades de plantadores e seus familiares. Entre as reivindicações feitas está a melhora das estradas vicinais para escoamento da produção local e entrada de compradores, além de melhorias no transporte, saúde e educação. Do encontro participaram membros do Conselho Municipal de Política Agricola e Desenvolvimento Rural (COMPADER) e mais de 100 produtores e moradores da área rural.

As comunidades de Piranema e do assentamento Terra Prometida solicitaram a criação do território rural do município para evitar a especulação imobiliária na região. Com isso os moradores terão direito a endereço, Código de Endereçamento Postal (CEP) e energia elétrica. Entre as reivindicações constou ainda a criação da Feira do Agricultor para venda de produtos baratos para população.

Zito ouviu todos os pedidos e disse que eles serão discutidos com seus secretários para que possam ser realizados. Uma das medidas a serem tomadas logo de início será uma reunião com os donos dos areais da região. O prefeito disse que eles terão que a recuperar as estradas por onde circulam caminhões pesados que vão a estes areais. Se for necessário, enquanto as vias forem recuperadas as mineradoras poderão ficar fechadas.

O encontro do prefeito Zito e do secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, para discutir esse assunto deve acontecer dentro de 15 dias. Pelo convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), uma patrulha mecanizada da empresa deve atuar em breve na recuperação de cerca de 70 quilômetros de estradas vicinais da região.

Da reunião participaram os secretários municipais de Obras e Urbanismo, Waldir Zito, e de Educação, Roseli Duarte, além de diretores das escolas da região rural, professores, membros do Departamento de Segurança Alimentar (Desans) e lideranças religiosas.


Texto: Paulo Gomes/SMCE
Fotos: Paulo Martins/SMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário