Trabalhadores da região rural de Duque de Caxias se reuniram na manhã desta segunda-feira, 25 de abril, com o prefeito José Camilo Zito em um sítio na comunidade do Tabuleiro, em Xerém. Na pauta do encontro, reivindicações de melhorias na região para beneficiar as comunidades de plantadores e seus familiares. Entre as reivindicações feitas está a melhora das estradas vicinais para escoamento da produção local e entrada de compradores, além de melhorias no transporte, saúde e educação. Do encontro participaram membros do Conselho Municipal de Política Agricola e Desenvolvimento Rural (COMPADER) e mais de 100 produtores e moradores da área rural.
As comunidades de Piranema e do assentamento Terra Prometida solicitaram a criação do território rural do município para evitar a especulação imobiliária na região. Com isso os moradores terão direito a endereço, Código de Endereçamento Postal (CEP) e energia elétrica. Entre as reivindicações constou ainda a criação da Feira do Agricultor para venda de produtos baratos para população.
Zito ouviu todos os pedidos e disse que eles serão discutidos com seus secretários para que possam ser realizados. Uma das medidas a serem tomadas logo de início será uma reunião com os donos dos areais da região. O prefeito disse que eles terão que a recuperar as estradas por onde circulam caminhões pesados que vão a estes areais. Se for necessário, enquanto as vias forem recuperadas as mineradoras poderão ficar fechadas.
O encontro do prefeito Zito e do secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, para discutir esse assunto deve acontecer dentro de 15 dias. Pelo convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), uma patrulha mecanizada da empresa deve atuar em breve na recuperação de cerca de 70 quilômetros de estradas vicinais da região.
Da reunião participaram os secretários municipais de Obras e Urbanismo, Waldir Zito, e de Educação, Roseli Duarte, além de diretores das escolas da região rural, professores, membros do Departamento de Segurança Alimentar (Desans) e lideranças religiosas.
Texto: Paulo Gomes/SMCE
Fotos: Paulo Martins/SMCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário