quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Caxias ganha reserva biológica

O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, assinou nesta terça-feira, 8 de dezembro, decreto criando a Reserva Biológica do Parque Equitativa, no terceiro distrito, que ocupa uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, que corresponde a 150 mil hectares. A reserva será administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento que já está promovendo o levantamento da situação real da estação ecológica. Será a primeira reserva biológica municipal da Baixada Fluminense.
O secretário Samuel Maia disse que vai instituir projetos e programas de conscientização e educação da população visando à preservação da Mata Atlântica, onde existem nascentes e grandes variedades da flora e da fauna. As áreas particulares terão que ser preservadas pelos proprietários e estarão sujeitas à desapropriação se houver degradação.


Samuel Maia comemora criação da reserva ecológica

“Vamos combater o desmatamento, a caça de animais silvestres, como capivara, paca e tatu. A região também é rica em pássaros em extinção e animais como preguiça e sagüis. Moradores dizem que a região abriga ainda jaguatiricas. Vamos evitar também a extração de palmito”, disse Samuel Maia, acrescentando que o monitoramento da região será feito por biólogos e a fiscalização pela Guarda Florestal.

Na reserva biológica, vivem vários tipos de primatas, entre eles o sagüi

A criação da reserva biológica segundo Maia, é o coroamento de um ano de trabalho e o resgate de uma consciência ambiental. “Enquanto Copenhague, na Dinamarca, discute como preservar os biomas terrestres e as mudanças climáticas, Duque de Caxias sai na frente de muitas cidades onde o meio ambiente se degrada por falta de vontade política e de gestão ambiental qualificada”, afirmou Samuel Maia.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário:

  1. Sou morador do Parque A Equitativa, a mais de 20 anos, conheço o passado e vivencio o presente, mas tenho receio do futuro, esta iniciativa será muito importante para continuarmos com esta área de preservação. Não preciso relatar tudo que ocorre no Parque, pois com certeza é do conhecimento dos Srs. basta realizar uma pesquisa na internet, que terá várias denúncias.

    Gostaria de Colocar dois pontos, um deles atinge toda a população, e o outro somente a minha pessoa.

    1 - "O MONTE" a Oração é parte integrante da Humanidade, pois é a demonstração da Fé que depositamos em DEUS. Mas o que está ocorrendo é um abuso a população. Seja diurno ou noturno o MONTE funciona como um centro de visitas de várias pessoas de diferentes lugares, carros circulam a noite toda, pessoas de diferentes áreas também o que dá aos contraventores, a possibilidade de se infiltrar e realizar roubos, vandalismos e outros. Sei que grande parte das pessoas estão com pensamento positivo, porém temos muitas pessoas que estão se beneficiando para realizar contravenções. já existe até um comercio na entrada no MONTE, suas "orações" se é que podemos chamar de orações, pois como diz a bíblia:

    Mateus 6:

    "5 - E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
    6 - Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
    7 - E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
    8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes."

    São constantes as bateções de tambores as altas horas da madrugada, constante fluxo de pessoas intencionadas para o bem ou para o mal, carros o tempo inteiro, dificultando a identificação se é morador ou se é visitante do MONTE.

    Por fim sobre este assunto tenho a relatar: Não sou contra mais deveria ser criado um lugar e determinar horário para a realização de cultos e outros. Sem contar o "desmatamento" que lá acontece e que ja é de conhecimento do Sr. Samuel Maia.

    Segundo ponto são constes obras irregulares que ocorrem no bairro totalmente fora dos padrões aceitáveis e que prejudicam as pessoas, sito a do meu visinho que colocou uma escada colado ao meu muro de divisa. Realizei uma denúncia a prefeitura o fiscal veio a obra, notificou a mim e ao vizinho para que apresentasse projeto aprovados pela prefeitura e tudo isso foi feito apenas por minha parte, pois a escada dele colada a meu muro continua e nada foi feito.

    O trabalho de vocês está sendo muito importante conto com a ajuda dos senhores, não vamos deixar de ter uma boa participação para o progresso e concientização da sociedade, são pequenas coisas como estas que denigrem o belo trabalhos que os senhores estão fazendo.

    A EQUITATIVA AGRADECE A ATENÇÃO DOS SENHORES.

    Morador: Adriano
    Rua : Duque de Caxias 591

    ResponderExcluir