quarta-feira, 1 de julho de 2009

Posse do primeiro Conselho Gestor da APA São Bento

Será nesse sábado, 4 de julho, às 14h30, na sede do Esporte Clube São Bento (Rua Benjamim Rocha), em Duque de Caxias, a instalação e posse do primeiro Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bento. O ato contará com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, que através de portaria criou o Conselho da APA, que existe desde 1997.

Do conselho fazem parte representantes da Comissão Paroquial de Ação Social São Bento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, Fundação Educacional Duque de Caxias (Feuduc) e da Associação de Moradores do Bairro São Bento. O poder público será representado pelas secretarias de Educação, Cultura e Turismo, Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Obras e Transportes e Serviços Públicos

“O bairro São Bento é uma região rica em associações históricas. Em sua área se encontram um sambaqui - são depósitos construídos pelo homem de materiais orgânicos, ossos, calcáreos e que, ao longo do tempo, acabaram por sofrer uma fossilização -, prédios datando a chegada da Ordem Beneditina no Rio de Janeiro, no ano de 1600, e construções do tempo em que era colônia agrícola. A região foi declarada APA em 1997, mas só agora foi publicada uma portaria criando um conselho gestor”, destaca o secretário Samuel Maia.
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário: