quinta-feira, 30 de julho de 2009

Duque de Caxias pode ter distrito rural

Encontro em Xerém reuniu comunidade rural

O município de Duque de Caxias pode ganhar um distrito rural. O assunto foi discutido na terça-feira, 28 de julho, pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, com membros do Conselho Municipal de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural (Compader), em Xerém. A proposta será apresentada ao prefeito José Camilo Zito (PSDB). Durante o encontro, foi comemorado também o Dia do Agricultor com homenagens ao trabalhador do campo.
Samuel Maia posa para foto com agricultores

Para a criação do distrito será necessário um georreferenciamento da zona rural, com o mapeamento sócio-econômico a partir de fotos aéreas da região para ocorrer a identificação dos relevos e tipos de vegetação. Só através desse levantamento será possível determinar potencialidades para a agropecuária. Outra boa notícia anunciada foi a compra de parte da produção rural da região para a merenda escolar. A aquisição é estabelecida pelo governo federal que determina o uso de 30% do repasse desse dinheiro para compra dos produtos.


Samuel Maia fala na reunião do Compader


No encontro, Samuel Maia disse ainda que Duque de Caxias está participando do Movimento Agrícola da Baixada Fluminense, que reúne os municípios da região em um consórcio intermunicipal para potencializar a produção local. Anunciou também a realização, em novembro, da Festa da Tilápia, com objetivo de divulgar a produção da piscicultura no quarto distrito.

De Xerém, o secretário Samuel Maia visitou a localidade de Piranema, no bairro Amapá, onde a Prefeitura prepara o solo para o plantio, que vai beneficiar 50 famílias do assentamento Terra Prometida, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Samuel Maia conversa com agricultor do assentamento Terra Prometida

Terreno do assentamento Terra Prometida arado com trator da Prefeitura

Trator usado na aração da terra

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Willy Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário