segunda-feira, 6 de julho de 2009

Patrimônio histórico e ambiental terá destaque com Conselho Gestor da APA São Bento

Secretário Samuel Maia destaca importância histórica e beleza da APA São Bento

O resgate de um dos maiores patrimônios históricos de Duque de Caxias já começou. Nesse sábado, 4 de julho, tomaram posse os membros do primeiro Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bento. A APA foi criada em 1997, mas ainda não havia saído do papel. Além de membros de diversas secretarias municipais, o conselho conta com representantes da Associação de Moradores do Núcleo Colonial São Bento, da Comissão Paroquial de Ação Social São Bento, do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, da Fundação Educacional Duque de Caxias (Feuduc).

O bairro de São Bento em Duque de Caxias é o marco inicial da colonização do Vale do Rio Iguaçu, localizado no coração da Baixada Fluminense. Onde hoje existe o bairro, foi fundada em 1596 uma grande fazenda comandada pelos monges do Mosteiro de São Bento, a partir de terras doadas pela Marquesa Ferreira. O bairro é marcado por diversas construções históricas: a casa do administrador do núcleo colonial, casas dos antigos colonos, tulhas (celeiros) da antiga fazenda entre outros. São Bento também conta com a presença de vestígios de índios tupinambás e de um sítio arqueológico de sambaquis – elevações feitas a partir de conchas criadas por nativos que viveram na região litorânea do país entre dois a oito mil anos atrás.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, comentou sobre algumas das iniciativas que deverão ser gerenciadas na APA pelo novo conselho. “Vamos recuperar e reflorestar as áreas degradadas aqui em São Bento. Também queremos transformar o longo trecho nesta região entre a linha férrea e a rodovia Washington Luis, no Parque Municipal São Bento, evitando assim que essa área seja ocupada desordenadamente. Vamos lutar para tornar essa região um pólo turístico. Além de sua importância histórica, essa região também é geograficamente bela”, destacou o secretário.

Presente à posse dos conselheiros, o prefeito José Camilo Zito elogiou o trabalho desenvolvido pelo seu secretário de Meio Ambiente: “Escolho as pessoas que trabalham comigo por sua competência profissional e Samuel tem demonstrado que foi uma ótima escolha para o cargo”, declarou o prefeito.

José Cícero Teixeira, presidente da Associação de Moradores do Núcleo Colonial São Bento e um dos conselheiros da APA São Bento, também falou da importância da posse do conselho gestor para a população da região: “Esse é um grande passo no desenvolvimento de nosso bairro para coibir a aterragem de nossas lagoas, a destruição de nosso sítio arqueológico e a grilagem de terra. Agora a prefeitura está olhando para nossa comunidade. Isso sem dúvida irá aumentar nossa qualidade de vida”, concluiu José Cícero.

Secretário Samuel Maia entre alguns membros do primeiro Conselho Gestor da APA São Bento


Texto: Vinicius Marins/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário