terça-feira, 28 de julho de 2009

Caxias discute preservação do meio ambiente com o Ibama e especialistas de 17 municípios

Representantes de 17 cidades da região metropolitana participarão no dia 10 de agosto, em Duque de Caxias, do Ciclo de Palestras Ambientais, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O evento acontecerá no Teatro Raul Cortez, no Centro, das 9h às 18h e terá a presença do prefeito José Camilo Zito (PSDB), do superintendente do Ibama no estado, Adilson Gil, e da delegada de Proteção ao Meio Ambiente, Juliana Amorim, entre outras autoridades.

Durante todo o dia, técnicos do Ibama e dos municípios participantes falarão do trabalho desenvolvido na proteção do meio ambiente e as medidas tomadas para preservação do ecossistema em suas cidades. O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Samuel Maia, vai falar das ações desenvolvidas no Município para proibir desmatamento e a fiscalização a empresas poluidoras.

Também será destacado no encontro o convênio com o Estado que autoriza o Município a fazer o licenciamento ambiental em várias áreas. “Duque de Caxias foi a primeira cidade a firmar convênio nesse sentido. Nosso trabalho está sendo reconhecido e através da Portaria 3.014, de 2009; estamos trabalhando em parceria com o Ibama para proibir a comercialização de animais silvestres no Município”, disse Samuel Maia, acrescentando que a fiscalização é constante, principalmente nas feiras livres.

Apreensão de pássaros
Guardas municipais florestais e agentes da Secretaria de Meio Ambiente apreenderam no final da tarde do dia 23 de julho, na Estrada Rio D’Ouro, no bairro Mantiquira, em Xerém, oito pássaros silvestres que estavam sendo vendidos ilegalmente. Duas espécies cigarra verdadeira (Sporophila falcirostris) e um pichochó (Sporophila frontalis) são consideradas em extinção pelo Ibama. Os outros pássaros encontrados foram cigarra bambu, coleiro papa capim, sanhaço cinza, trinca-ferro e sabiá poça.

As aves foram encaminhadas para 61ª DP (Xerém), que abriu inquérito para investigar o caso e tentar identificar o vendedor, que fugiu com a aproximação dos agentes. Os pássaros foram enviados ao Centro de Triagem de Animais do Ibama, em Seropédica.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário