sexta-feira, 10 de julho de 2009

Consórcio é criado para proteger e desenvolver Reserva de Tinguá

Secretários de Meio Ambiente de cidades do entorno da
Reserva de Tinguá debatem a formação de consórcio

Uma força-tarefa para proteger a Reserva Biológica Federal de Tinguá começou a se formar nesta quarta-feira. O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Samuel Maia, reuniu representantes de quatro dos seis municípios alcançados por reserva. Compareceram ao encontro os secretários de Nova Iguaçu, Petrópolis e Miguel Pereira para debater a formação de um consórcio de defesa do entorno da reserva, desenvolvendo políticas públicas e reivindicando, em conjunto, mais contrapartidas e investimentos federais para preservar uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Estado do Rio.

De acordo com Samuel Maia, a idéia do consórcio, aliando as secretarias de meio ambiente da região, é juntar esforços para combater os problemas que os municípios fronteiriços à reserva têm em comum. “Queremos fortalecer a região, formando um bloco para arrecadar recursos e conseguir instrumentos para proteger e desenvolver com sabedoria o entorno de Tinguá”, declarou Samuel.

Todos os presentes à reunião concordaram com a proposta e já começaram a apresentar soluções antes mesmo da assinatura do consórcio, como aplicar cursos de licenciamento ambiental e programar ações conjuntas de fiscalização. Sérgio Ricardo, subsecretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, ressaltou que os municípios têm recebido a responsabilidade para emitir licenças ambientais, mas não estão preparados para isso. “A atuação em grupo pode energizar a ação das secretarias”, disse Sérgio. Tanto Mauro Alvarenga Peixoto quanto Luis Eduardo Moreira Peixoto, respectivamente secretários de Meio Ambiente de Miguel Pereira e Petrópolis, afirmam que o consórcio será essencial para a preservação da reserva biológica.

O consórcio terá reuniões mensais para programar ações, apresentar propostas e debater agendas. Os encontros serão itinerantes entre as cidades participantes. A próxima reunião será em Petrópolis.

Texto: Vinicius Marins/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Nelson Soares/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário