segunda-feira, 2 de julho de 2012

Meio Ambiente empossa o Conselho Gestor da Rebio Eqüitativa


Samuel fala sobre a importância da fiscalização da área verde do Eqüitativa
O secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, empossou na sexta-feira, 29 de junho, os integrantes do primeiro Conselho Gestor da Reserva Biológica do Parque Eqüitativa (Rebio Eqüitativa), no terceiro distrito. O Conselho Gestor é composto de 12 integrantes, seis governamentais e seis da sociedade civil. A solenidade foi realizada na sede administrativa da Rebio Eqüitativa, localizada na Praça Bento Antônio da Silva - também conhecida como Praça do Monte - e contou com presença de moradores, ambientalistas e membros de associações de moradores.
O grupo observa um mapa do bairro, onde está a Reserva Biológica
Pela sociedade civil foram empossados, a Igreja Católica e Apostólica Romana, através de seu representante, Orlando Morais; o Colégio Estadual Padre Anchieta, com seu representante, professor Edson Moura; o Instituto Natividade de Responsabilidade Social, através da representante Carmelita Barbosa; a Associação de Moradores do Parque Equitativa, através do presidente Antônio Gomes; o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) e a Organização para Preservação do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Social (Via Verde), cujos representantes não compareceram à posse.
Samuel Maia empossa o professor Edson Moura, da Escola Padre Anchieta
O poder público será representado no Conselho Gestor pelas secretarias municipais de Educação; Cultura e Turismo; Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento; Transportes e Serviços Públicos; Obras e Urbanismo; e Planejamento e Gestão, cujos conselheiros serão empossados em outra ocasião.
Inaugurada em abril deste ano, a Rebio Eqüitativa ocupa uma área de 1,5 milhão de metros quadrados e é rica em flora e fauna. O monitoramento do local será feito por biólogos, que trabalharão em pesquisas sobre as espécies da região, enquanto a fiscalizaçãoficará a cargo de agentes da Guarda Florestal Municipal.
Na foto, os conselheiros e moradores do bairro coma equipe de Samuel Maia
Em seu discurso, Samuel Maia classificou o fato como uma conquista dos moradores. “Sabíamos do interesse da população em preservar esta área verde. Trabalhamos e chegamos até aqui. Nem todos os problemas serão resolvidos, mas vamos continuar as negociações, envolvendo toda a comunidade, através das informações e sugestões dos conselheiros”, destacou o secretário, lembrando que o processo não foi encerrado com a posse. “É a primeira vez que são criados conselhos gestores nas unidades de conservação de nossa cidade”, concluiu Maia.


Texto: Nelson Soares
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário