segunda-feira, 2 de julho de 2012

Coleta seletiva chega às escolas e órgãos públicos da cidade


Foi lançado no sábado, 30 de junho, no Centro de Duque de Caxias, o projeto Coleta Seletiva Solidária, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, que conta com apoio de cooperativas, órgãos municipais, Organizações não Governamentais, escolas das redes pública e privada e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Os quatro caminhões baú, que serão usados na coleta foram apresentados à população na Praça da Emancipação (Praça do relógio), pelo secretário Samuel Maia. Na ocasião foram distribuídos cartilhas com informações sobre coleta seletiva e mudas de árvores da Mata Atlântica.
 
Funcionária da SMA distribui folhetos explicativos sobre a campanha iniciada
Nesta segunda-feira, 2 de julho, o secretário Samuel Maia se reúne com os parceiros para definir a logística do projeto, como recolhimento do lixo reciclável nos eco-pontos que serão instalados em escolas e órgãos públicos. Todo material será entregue às cooperativas que funcionam nos bairros Gramacho (4), Jardim Gramacho (4), Xerém(1) e a que está em formação em Santa Cruz da Serra.
Moradora lê o folheto e se revela interessada em aderir à iniciativa 
Samuel Maia disse durante a apresentação dos veículos que o problema do lixo é de todas as cidades. Lembrou que com o fechamento do aterro sanitário de Jardim Gramacho surgiram dificuldades na coleta e na transferência do material para o aterro de Seropédica. “O problema está sendo resolvido e a população está colaborando colocando o lixo doméstico nas ruas apenas nos dias da coleta regular”, ressaltou Samuel Maia.
 
O secretário Samuel Maia falou sobre a importância da coleta seletiva para Caxias
O evento contou com a participação de agentes mirins de Meio Ambiente, bombeiros civis, conselheiros ambientais que, com outros voluntários, passaram informações sobre coleta seletiva e reciclagem de materiais à população. Alexandra Viana, da Cooperativa Jardim Gramacho, foi conhecer os caminhões com outros representantes de catadores. “Há dois anos parte do material recolhido pelo projeto é direcionado às cooperativas do bairro. O centro da cidade é o lugar que mais produz material reciclável", lembrou o catador Nilson Santos, de uma das cooperativas do bairro.


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário