quarta-feira, 4 de julho de 2012

Duque de Caxias ganha agentes mirins de meio ambiente


Novos defensores da natureza comemoram jogando chepéus para o alto
Cento e vinte estudantes da rede pública de Duque de Caxias receberam na tarde desta terça-feira, 3 de julho, em Santa Cruz da Serra, certificados de conclusão do curso de Agente Ambiental Mirim, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. A solenidade contou com a presença de autoridades, pais e responsáveis e parceiros do projeto. O secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, falou da importância do projeto iniciado em 2009 e desejou sorte e felicidade aos novos protetores da natureza.
A secretária de Educação, Rachel Barreto, destacou também o projeto e disse que os novos agentes têm, a partir de agora, uma grande missão pela frente, cuidando da natureza e do município. “É importante a preservação do meio ambiente para deixarmos uma herança para nossos filhos. Com certeza, eles passarão a ter cuidado, respeito e carinho com a natureza e vão repassar os ensinamentos para seus familiares e moradores de suas comunidades”, disse Rachel Barreto.
Marlos Campos, Samuel Maia, Rachel Barreto,Claudia Helena e Cinthia Vargas
Durante três meses os alunos receberam aulas teóricas e praticas de educação ambiental, monitoramento de trilhas, primeiros-socorros, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica, escotismo, além de geografia e história da região do onde estão localizados o Parque Natural Municipal da Taquara, onde foi realizado o curso, e a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa, ambos no terceiro distrito. Na primeira quinzena de agosto serão abertas as inscrições para o segundo semestre. O projeto conta com apoio da empresa petroquímica Brasken, representada no evento pela diretora de relações institucionais no estado, Cinthia Vargas.
O diretor do Parque da Taquara, Marlos Campos, e a agente mirim Evelin Mayara
O secretário Samuel Maia disse também que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o que muitos moradores não conhecem como cachoeiras e a mata atlântica, rica em flora e fauna. Anunciou a ampliação da coleta seletiva nos distritos e a construção do Centro de Educação Ambiental, no Parque Equitativa, em uma área da Mata Atlântica que havia sido invadida e cercada para realização de festas. 
Do curso participaram alunos das escolas municipais Afonso Arinos, Barão da Taquara, Carmem Lúcia, José Camilo dos Santos, México, Pedro Paulo, Roberto Weguelin de Abreu, Rui Barbosa, Vanda Gomes e Ciep 401.
O secretário Samuel Maia deseja boa sorte aos novos agentes
CONSELHO GESTOR
Na ocasião, o secretário Samuel Maia empossou os membros do Conselho Gestor do Parque Municipal da Taquara. A sociedade civil é representada pela Associação dos Produtores agropecuários da Taquara, Unigranrio, Grupamento de Resgate e Salvamento, Ong Bio Habitat Fauna e Flora, Federação Umbandista de Matrizes Africanas, Associação de Moradores da Taquara, UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Conselho Municipal de Meio Ambiente. Do poder público participam as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo, Transportes e Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Meio Ambien5te, Agricultura e Abastecimento e a Escola Municipal Barão da Taquara.



Texto: Paulo Gomes
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário