quinta-feira, 26 de julho de 2012

Catadores de Jd. Gramacho vão ganhar polos de reciclagem


Conquistam avançam

Samuel Maia e Glória Santos, da Coorperjardim, com a autorização ambiental
Mais um passo importante foi dado pela prefeitura de Duque de Caxias para ajudar os catadores que, durante mais de 30 anos, trabalharam no aterro sanitário recentemente fechado da Comlurb, no Jardim Gramacho. Durante reunião com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Secretaria Estadual de Ambiente (SEA) e catadores, realizada nesta quarta-feira, 25 de julho, foi entregue, pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, a licença ambiental que vai beneficiar as quatro cooperativas do bairro. O documento autoriza a terraplanagem de uma área de quatro hectares para construção de polos de reciclagem.
A entrega do documento foi comemorada pelos presentes e levou alguns catadores às lágrimas. Samuel Maia afirmou que a prefeitura vai continuar trabalhando para que mais conquistas sejam obtidas por eles, como a indenização de todos os catadores cadastrados pela Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG). Durante a reunião foi discutida ainda a elaboração de um roteiro para ampliar a coleta seletiva nos distritos do município feita por quatro caminhões comprados com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Esta nova logística será definida na próxima reunião dos catadores marcada para 30 de julho, às 10h, na Escola Estadual Guadalajara, no bairro Olavo Bilac.
O catador Nilson dos Santos comemora entre Samuel Maia e Jorge Pinheiro
A área que será limpa para construção dos galpões fica entre a Rodovia Washington Luiz e as ruas Imperatriz e Francisco Glicério. No local passarão a funcionar as quatro cooperativas de catadores de Jardim Gramacho. A ACAMJG está regularizando sua documentação e será beneficiada com uma área de dois hectares, onde os membros irão trabalhar com resíduos de construção e reaproveitamento de materiais para confecção de vassouras. As obras serão realizadas com recursos do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o estado e a Petrobras. Nas obras serão investidos mais de R$ 3,5 milhões.
Aos participantes do encontro, o secretário Samuel Maia falou da preocupação do governo municipal com os problemas ambientais e dos benefícios da legislação de economia solidária, que beneficia a geração de renda de pequenos produtores rurais e àqueles que trabalham com diversos tipos de material reciclável, como o óleo de cozinha, usado na fabricação de detergente e sabão em barra ou líquido.
“Com a reciclagem e a transformação de materiais após o fechamento do aterro de Jardim Gramacho, estamos resgatando a cidadania dessas pessoas. Incentivamos a população a ajudar, separando o lixo orgânico dos materiais reaproveitáveis. É uma nova cultura de coleta solidária que estamos construindo no município”, disse Samuel Maia.
Também estiveram na reunião o coordenador do programa Recicla Rio, Jorge Pinheiro, que representou a Secretaria Estadual do Ambiente, além de membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Estadual de Educação e catadores de Xerém, que participaram da discussão sobre coleta seletiva nos bairros.
A reunião com catadores também debateu sobre a coleta seletiva nos distritos


Texto: Paulo Gomes
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário