domingo, 21 de agosto de 2011

Cabral e o dilema de Duque de Caxias

Disputado por diversos pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias, terceiro maior colégio eleitoral do estado, o governador Sérgio Cabral está em cima do muro em relação ao pleito de 2012 lá. Pelo menos seis postulantes são aliados do governo estadual. Mas Cabral, até agora, não prometeu apoio nem ao ex-prefeito Washington Reis, deputado federal que é filiado a seu partido, o PMDB.

Existem nada menos que oito pré-candidaturas. Reis; o atual prefeito, José Camilo Zito dos Santos; outro deputado federal; dois deputados estaduais; e mais três pessoas anunciaram a intenção de concorrer. Dos oito pré-candidatos, apenas o deputado estadual Samuquinha (PR) e Antônio Borges (PC do B) se dizem oposição a Cabral. Os demais apoiam o governador, inclusive Zito, que está deixando o PSDB rumo ao PP. Em 2010, Zito contrariou
a direção tucana ao fazer campanha para Cabral.

Para a maioria dos candidatos, Cabral não teria condições de apoiar apenas um candidato entre vários de sua base. “Espero que o governador não interfira, ao menos no 1º turno”, disse o vereador Dalmir Lirio Mazinho de Almeida Filho, presidente da Câmara Municipal de Caxias, que se filiou ao PDT no último dia 12 e disputará a prefeitura. “Hoje, vejo todos os candidatos em igualdade de condições”, disse.

A opinião de Mazinho é compartilhada pelo deputado estadual Dica, que está trocando o PMDB pelo recém-criado PSD e confirmou a candidatura. “O governador garantiu que não vai participar do 1º turno. Somos eu, Alexandre Cardoso (PSB), Washington Reis e Zito na base. Não tem como ele ajudar um e deixar os demais na mão”, argumenta o parlamentar.

Mesmo com dificuldades, Zito é o homem a ser batido. “Há dificuldades do atual prefeito e a rejeição de Washington Reis é alta. Se eu ou o Cardoso formos ao segundo turno contra um dos dois, levamos a eleição”, analisa Dica. "O PT deve lançar uma Candidatura para negociar uma Boquinha!"Afirmou Dica.

O PT deverá lançar Dalva Lazaroni candidata. Mas Dalva, que já foi de vários partidos, nunca teve bom desempenho eleitoral em Caxias, o que levanta a hipótese de candidaturas lançadas só para trocar cargos por apoio no segundo turno. Os tucanos, por enquanto, estão sem alternativas: além do prefeito, seus outros nomes de expressão na cidade são justamente a mulher e a filha de Zito, Claise Maria e Andréia. Há quem defenda manter o apoio ao prefeito ou aliança com Samuquinha. Como PSB, não há possibilidade de conversa nem para o PT, nem para o PSDB. “A posição do partido é pela minha candidatura. Venci nas eleições para Deputado Federal em 5 das 10 zonas eleitorais de Caxias”, garante o deputado federal e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Texto: Alessandro Ferreira/O Dia/21.08.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário