quarta-feira, 30 de junho de 2010

Secretaria de Meio Ambiente interdita pedreira em Parada Angélica


O terreno do depósito de pó de pedra da Mineiração Carneiro será murado e fechado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) interditou na última sexta-feira, 25 de junho, a pedreira da Mineração Carneiro, na Rua Zumbi dos Palmares, em Parada Angélica. A medida foi determinada pelo secretário Samuel Maia porque a direção da empresa não cumpriu as exigências do órgão. Os problemas causados pela pedreira na comunidade foram denunciados por moradores em maio.
Durante a fiscalização no local, foram detectados, entre outros problemas, a falta de limpeza das caixas de drenagem, do sistema de esgoto e de águas pluviais, entupido por causa do derramamento de pó-de-pedra nas ruas de acesso e saída da pedreira que também apresentam problemas por causa do peso dos caminhões que transportam brita. O terreno onde a empresa estoca pó-de-pedra também não foi murado conforme determinação do órgão municipal.
Samuel Maia constatou também que a Empresa Mineração Carneiro explorava também, irregularmente, a retirada de saibro do terreno para aumentar a área de exploração.
“A direção da empresa para voltar a funcionar vai ter que apresentar a licença de operação concedida pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). O documento não existe; na vistoria era apresentado um protocolo com mais de dois anos. Eles terão que se adequar às normas ambientais e recuperar tudo que destruíram na comunidade, além de sinalizar as ruas de acesso à pedreira”, informou Samuel Maia.
Para Samuel Maia, a ação mostra a preocupação do governo com as questões ambientais. “Estamos atentos às irregularidades existentes em empresas de mineração. Essa é a segunda pedreira interditada pelo município. A Polimix, na Taquara, estava proibida de funcionar pelos mesmos problemas. Mas voltou a operar através de liminar concedida pela Justiça”, frisou.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

6 comentários:

  1. Estamos acompanhando o desenrolar das visitas do INEA pois estamos adoecendo e desde 2004 meu processo tramita nas instâncias superiores e até hoje não tenho resposta. Bastou os moradores se unirem para mostrar a todos que a união é que faz a força!

    ResponderExcluir
  2. A mineradora s=foi interditada mas ficou só três dias parada!Isso é um absurdo!!!!Não respeitam mais os órgãos federais.

    ResponderExcluir
  3. Sem documento esses anos todos de exploração é brincadeira de mau gosto sr. Prefeito.Estão brincando com vidas e isso é muito perigoso!Quem vai pagar esse prejuizo?Vamos a luta e isso não ficará assim não.

    ResponderExcluir
  4. Sou professora da escola Municipal Marcio Fiat e estou indignada com o desrespeito com nossas crianças. Elas faltam aulas com doenças por ter doenças respiratórias e até hoje nada foi feito com relação aos alunos e isso é um absurdo!

    ResponderExcluir
  5. O pior de tudo é que a gente denuncia e nad SE FAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Volto a reclamar da poluição causada pela Mineradora Carneiro que adoece as pessoas com uma poeira infernal, está acabando com a fauna e a flora daquela região!Até quando sr. Prefeito vamos ficar a MERCÊ dessa exploração no local?Porque uns se beneficiam com tanto dinheiro as custas de outros adoecerem?pq eles não vão fazer essa exploração onde não afetem seres humanos?Até quando sr. prefeito?Até quando??????

    ResponderExcluir