quarta-feira, 23 de junho de 2010

Duque de Caxias é bicampeã na vacinação contra febre aftosa

Duque de Caxias vacinou 100% do rebanho bovino contra febre aftosa

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Duque de Caxias conseguiu vacinar todo o seu rebanho na campanha contra a febre aftosa. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, o bicampeonato mostra o esforço do governo em preservar a área rural e cuidar da pecuária. Na primeira fase da campanha, realizada em maio, foram aplicadas mais de 12 mil vacinas. A segunda etapa acontece em novembro.
Samuel Maia explica que a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que ataca todos os animais de casco fendido - como bovinos, suínos, caprinos e ovinos - e deve ser aplicada de seis em seis meses. “É muito importante vacinar os animais", diz. A Organização Internacional de Epizootias (OIE), sediada em Paris, classifica a febre aftosa como uma das doenças contagiosas mais sérias, por causa das perdas econômicas muito grandes.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) mantém à disposição dos pecuaristas um núcleo de atendimento no distrito de Xerém. Os criadores podem se dirigir à Praça Engenheiro Leão de Moura, 4, próximo a Biblioteca Municipal, ou ligar para (21) 2679-4292.
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: Willy Rangel/SMMAAA/arquivo/11.09.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário