terça-feira, 8 de junho de 2010

Filme abre Semana do Meio Ambiente em Duque de Caxias

Com a exibição do documentário “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa”, seguido de debate, foi aberta nesta segunda-feira a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA), em parceria com o Caxias Shopping. O evento, bastante concorrido, contou com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente do Conselho Regional da Firjan na Baixada Fluminense, Silvio Carvalho, e o secretário Samuel Maia, que após o debate abriu a exposição fotográfica “Caxias Mais Verde”, que vai até o dia 20 de junho, na Praça de Eventos do centro comercial.

Alunos assistem ao documentário "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa"
em uma das seis salas de cinema do Caxias Shopping

Exposição "Caxias Mais Verde" está na Praça de Eventos do Caxias Shopping
e fica em cartaz até 20 de junho

Na ocasião, a direção do Caxias Shopping apresentou seu projeto de reciclagem, que busca o reaproveitamento de 100% do lixo produzido. Hoje, o shopping já reaproveita sua água e recicla o lixo orgânico e seco (papel, plástico, etc). Pela manhã, foram distribuídas mudas de ipê-amarelo, pau-brasil, ipê-rosa, castanheira-do-maranhão, sibipiruna e pau-formiga, espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas no Horto Municipal. Nos dias 8, 9 e 10 de junho, será exibido o filme “Avatar” para cerca de mil alunos da rede pública de escolas localizadas no entorno do shopping, selecionadas pela SMMAAA.
Aos alunos e representantes de entidades ligadas à preservação do meio ambiente que participaram do debate, Samuel Maia destacou ações relevantes de sua pasta. Citou a criação da Reserva Biológica do Parque Equitativa, dos projetos de transformação do Morro da Caixa d’Água de Jardim Primavera em reserva após seu reflorestamento e a preocupação do Governo em preservar às margens dos rios e canais que cortam o município.

Samuel Maia: "Precisamos da ajuda de todos, inclusive do empresariado"

Alunos e convidados assistem a debate após exibição do documentário

“Precisamos da ajuda de todos, inclusive o empresariado, para evitar desmatamentos e a ocupação ilegal das margens. Os danos ao meio ambiente provocam alterações no ciclo dos ventos e das chuvas e muitas populações hoje no mundo sofrem por causa do aquecimento global. Temos que preservar o meio ambiente porque a água, o ar e as formas de vida estão interligadas”, disse Samuel Maia, acrescentando que “ricos e pobres podem dar a sua contribuição”.
Compuseram a mesa de debates Samuel Maia; o presidente do Conselho Regional da Firjan na Baixada Fluminense, Silvio Carvalho; o diretor da Ambiental Lixo Zero, Flávyo Cunha; o superintendente do Caxias Shopping, Marcelo Arruda; e a diretora da Escola Estadual Lia Márcia, professora Francisca Erivan. O Caxias Shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2.895, em frente ao parque gráfico do jornal "O Globo".

Samuel Maia mostra exposição fotográfica "Caxias Mais Verde" a
Silvio Carvalho (Firjan) e Marcelo Arruda (Caxias Shopping)

Texto: Paulo Gomes
Fotos: Everton Barsan/Willy Rangel

Um comentário:

  1. Gostaria de saber das providências tomadas com relação a pedreira em Parada Angélica pois faremos outra reunião e até agora o dono nada fez no entorno da pedreira.Será que teremos que ir à Brasília pois o MPF manda mas não faz nada dee concreto. Tem mas é que fechar essa meniradora mesmo pois ele (o dono)enriquece e a gente adoece,vou escrever pro Lula e tenho coragem de ir pessoalmente por ser por uma boa causa é só terminar de pegar todos os laudos médicos dos alunos do bairro e as rachaduras fotografadas e assinadas pelos moradores que eu quero ver se isso não vai ser resolvido ou eu não me chamo José da silva, morador revoltado nessa cidade sem lei, onde a vida não vale nada!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir