terça-feira, 18 de agosto de 2009

Saiu no jornal

Leia na íntegra entrevista concedida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Samuel Maia, ao jornal "O Dia" e publicada neste domingo.


Ao aceitar o convite do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, para ser o secretário de Meio Ambiente do município, Samuel Maia também aceitou um desafio. Afinal, a cidade tem como inquilinos indesejados o Complexo Petroquímico da Reduc, em Campos Elíseos, e o Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, o Lixão. Se o primeiro é fonte de arrecadação de impostos para a cidade — em que pese a poluição industrial —, o outro é fonte de problemas, com sete toneladas diárias de resíduos depositadas diariamente. Ex-coordenador do Arquivo Nacional, professor com mestrado em História e pós-graduacão em Gestão Ambiental, Samuel Maia, 42 anos, aposta na educação ambiental como proposta para mudar a realidade do município.
  • Qual o maior problema a ser enfrentado na área ambiental?
Logo que assumi, enfrentei, de cara, um problema sério. Tudo o que sobrava de entulho das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Rio de Janeiro estava sendo jogado nos rios de Duque de Caxias. Começamos a fiscalizar e a multar os caminhões. As empresas jogavam entulho no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho para não terem que pagar, já que o ligo passa pelas balanças para ser pesado e a cobrança é feita de acordo com o peso.
  • Em relação ao Aterro Sanitário, o que está sendo feito?
É um assunto que compete mais ao governo do estado, mas que estamos acompanhando. A solução dada pela secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos, é a construção de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), nos mesmos moldes do que foi construído em Nova Iguaçu. Desta forma, o lixo de Duque de Caxias, do Rio de Janeiro, e dos municípios de São João de Meriti, Nilópolis e Belford Roxo seriam depositados no local, que pode ser uma área da Cidade dos Meninos.

  • E a situação do pó de broca, como a Secretaria de Meio Ambiente está acompanhando o caso?

O caso é acompanhado constantemente pelo Ministério da Saúde, que emite relatórios periódicos da situação. A decisão proposta é de isolar a área contaminada, enterrar e encapsular o que existe de lixo tóxico e transferir as famílias que ali moram para outra área.

  • Que medidas a secretaria pretende implantar em relação à coleta seletiva?

Com o decreto do prefeito Zito, de 5 de junho, a partir do ano que vem, todos os organismos que compõem a administração municipal estão realizando a coleta seletiva, desde postos de saúde e escolas. Das 1.200 toneladas de lixo produzidas diariamente, estaremos retirando de circulação 200 toneladas. Isso dará uma economia ao município, já que as empresas responsáveis pela coleta, a Locanty e a Delta, recebem de acordo com a quantidade de lixo recolhida na cidade. Com isso, sobram mais recursos para a prefeitura investir em educação, saúde, saneamento e meio ambiente.

  • Que outras decisões estão sendo tomadas na área ambiental?

Através de uma portaria sancionada pelo prefeito, proibimos a comercialização de animais silvestres no município. Em parceria com o Ibama, estamos fazendo operações permanentes. Antes, quem coibia a ação da venda nas feiras livre era a Secretaria de Fazenda, mas não havia lei especifica sobre o assunto.

  • E quanto ao Parque Municipal da Taquara?

Fizemos uma parceria com a Cedae, que aumentou o muro divisório do Parque. As pessoas invadiam para tomar banho no lago. Limpamos a área, que estava bem degradada, instalamos uma praça de alimentação e colocamos fiscais que atuam em parceria com o Batalhão Florestal da PM, para coibir os abusos. Também estamos criando outros parques no município.

  • E onde serão localizados esses parques?

Vamos criar o Parque Municipal da Caixa d'Água, no bairro, Jardim Primavera, que terá 20 hectares, guarita na entrada e um mirante. Também criaremos o Parque Municipal São Bento, onde existem dois sambaquis (sítios arqueológicos). O parque vai atuar em sintonia com a APA São Bento, que já existe. Vamos criar o passeio chamado Museu de Percurso, onde os visitantes poderão conhecer construções de importância histórica, como a Fazenda dos Monges Beneditinos, a casa que pertenceu a Getúlio Vargas e o Centro Panamericano de Febre Aftosa, todos no bairro. Também pretendemos inaugurar o Parque Municipal de Xerém. Com esses parques, vamos evitar a proliferação de construções irregulares e estaremos criando um pulmão verde no município.

  • E em relação à Reserva Biológica de Tinguá?

Fizemos um consórcio com as prefeituras de Miguel Pereira, Nova Iguaçu e Petrópolis, cidades onde a reserva tem limites. O objetivo é desenvolver uma política de fiscalização. Como o instituto Chico Mendes, responsável pela fiscalização, não tem guardas suficientes para patrulhar toda a área, vamos treinar e capacitar guardas para que, em conjunto, possamos atuar no combate à caça de animais e à extração ilegal de palmito, práticas comuns na Reserva.

  • Que trabalho de educação ambiental está sendo desenvolvido no município?

Este ano já formamos 120 guardas mirins para atuarem nas escolas como multiplicadores da preservação ambiental. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Qualidade de Vida (Iquavi). Também capacitamos 60 jovens, de 16 a 20 anos, que vão atuar como monitores ambientais.

Fonte: jornal O Dia Baixada, 16/08/2009

3 comentários:

  1. Não seria bem um comentário, mas sim uma pergunta... Onde fica a APA São Bento? Desde já agradeço. Mari

    ResponderExcluir
  2. Na Avenida Presidente Kennedy. Após o bairro Gramacho, siga em direção à Feuduc. A Feuduc já está localizada na APA São Bento.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ! TENHO UM TERRENO ESCRITURADO AOS PES DO "MORRO" DO PARQUE MUNICIPAL DA CAIXA D'AGUA...
    JA NÃO EXISTEM MAIS ARVORES NATIVAS NA AREA... TAMBEM JA FOI FEITO A TERRAPLANAGEM DO TERRENO POIS O MESMO É EM ACLIVE (ISSO FEITO ANTES DE SE VIRAR PARQUE NATURAL) NECESSITO CONSTRUIR MINHA MORADIA, COMO DEVO AGIR? NESSECITO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A DEMILITAÇÃO DO PARQUE, QUAL O TIPO DE LEGALIZAÇÃO NECESSARIA, SE EXISTE ALGUMA PERMUTA DESDE DE JA MUITO OBRIGADO!!!
    TELEFONES E SITE PARA ESCLARECIMENTO! OBRIGADO!

    ResponderExcluir