quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Caravana de produtores de Duque de Caxias participa do Rio Leite em Silva Jardim

Caravana de Duque de Caxias comparece ao Rio Leite em Silva Jardim

Um grupo de 18 agricultores de Duque de Caxias participou nesta quinta-feira do V Rio Leite Centro, realizado no auditório do campus da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) em Silva Jardim. Os produtores caxienses puderam ir ao evento em ônibus fretado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.

Público total do evento superou expectativas dos organizadores


Produtores realizam inscrição no evento

O encontro foi aberto pela manhã com uma palestra sobre como agricultores familiares – situação da maioria dos integrantes da caravana de Duque de Caxias – podem obter o crédito fundiário. Nas conferências que se seguiram, os produtores aprenderam a como tirar mais proveito do solo e boas práticas na produção de leite e derivados. O evento também superou todas as expectativas dos organizadores, registrando a presença de mais de 700 produtores da região englobada pelo evento.

Agricultores assistiram atentamente à palestra sobre alimentação e boas práticas na fazenda

Antonio Abrahão, produtor de ovinos no Capivari, no segundo distrito de Duque de Caxias, disse que gostou mais da palestra que explicou sobre como obter o crédito fundiário. “Gostei especificamente do palestrante que enfatizou o crédito fundiário”, contou ao Caxias Mais Verde.

Já Ilda de Oliveira Bispo disse que gostou muito porque viu “coisas interessantes”. “Devemos aprender coisas assim todos no nosso dia a dia”, acrescentou.

Compareceram ao evento o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o prefeito de Silva Jardim, Marcello Zelão, o diretor-presidente da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), Justino Antônio da Silva, e Rodolpho de Almeida Torres, da Embrapa Gado de Leite, entre outras autoridades locais.

Mesa de autoridades

Desenvolvido pela Emater-Rio em parceria com a Embrapa Gado de Leite, o Rio Leite tem como principais objetivos aumentar a produção de leite de qualidade, estimulando produtores e ampliando a participação fluminense no mercado.

Texto e fotos: Willy Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário