terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saiu no jornal

Confira matéria publicada no jornal "O Dia" neste domingo.

Escola vai produzir o seu próprio gás de cozinha
Projeto Lixo Urbano representa preservação ambiental e economia da unidade em Caxias

Estrutura para funcionamento do projeto biodigestor está pronta

Alunos de Duque de Caxias vão gerar o próprio combustível. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento do município entregou na semana passada à Escola Estadual Guadalajara, no bairro Olavo Bilac, a licença de operação do biodigestor do Projeto Lixo Urbano, que vai produzir gás e beneficiar cerca de 1.500 alunos, além de 50 crianças assistidas na Creche Municipal Parteira Odete.

Hortas suspensas serão criadas no terreno do projeto biodigestor

O biodigestor já está pronto e deve entrar em operação em um mês. A previsão é que atinja a capacidade máxima de produção em dois anos. Ele vai coletar o esgoto sanitário produzido na escola, captar o gás emitido e canalizá-lo para abastecer a cozinha da unidade. Além de promover a melhoria ambiental, vai representar economia de R$ 600 com a compra mensal de gás de cozinha.

Cozinha da escola fará economia de R$ 600 por mês com a novidade

A escola também vai contar com a implantação de uma horta suspensa no terreno onde vai funcionar o biodigestor. Segundo a Prefeitura, devido às águas da chuva que atravessam o terreno, os jirais das plantações, uma espécie de grade feita de varas que passa sobre as madeiras fixadas no chão, serão do mesmo tipo usado pela população da Amazônia.

As estruturas das hortas suspensas estão em processo de montagem. A horta comunitária vai produzir hortaliças, plantas medicinais e tubérculos, como batata inglesa, batata doce, inhame, mandioca, cenoura, nabo, beterraba e rabanete, além de outras culturas compatíveis com o espaço, tudo sem o uso de agrotóxicos.

A coordenadora do projeto, Elenita Bezerra, diz que a escola vem desenvolvendo o projeto de biogás há quatro anos, em parceria com a ONG Care Internacional Brasil. Futuramente, o biogás servirá também para aquecer, iluminar e mover motores.

Toda a produção será usada na complementação alimentar dos alunos da escola e da creche. O excedente será distribuído à comunidade.

Sistema para depurar parte do esgoto

A capacidade do projeto biodigestor vai além da produção de gás. No local, foram criadas duas caixas de areia, chamadas de zonas de raízes, que servirão como depurador de boa parte do esgoto. Segundo a Prefeitura, as raízes das plantas papiro vão absorver o material orgânico e levar uma água mais limpa para o sistema de esgoto.

Haverá ainda um sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na horta suspensa, e desenvolvido um projeto de compostagem de adubo.

“Hoje a realidade é outra. Os principais beneficiados foram estudantes, crianças e os moradores do bairro, que podem estudar e conviver num ambiente saudável, sem mau cheiro e sem a presença de roedores e insetos nas salas de aulas”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Samuel Maia.

6 mil beneficiados

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as ações vão fazer parte do projeto principal "Comunidade Educadora", promovido pela escola estadual, que atua nos bairros Olavo Bilac, Jardim Leal e Gramacho. O objetivo é estender os projetos com ações articuladas e integradas de incentivo à leitura, educação ambiental e resgate da memória local.

O secretário Samuel Maia informou que, no total, já foram beneficiadas mais de 6 mil pessoas pelo projeto. O documento autorizando a produção de biogás pela Escola Estadual Guadalajara foi entregue pelo secretário à professora Elenita Bezerra, da ONG Care do Brasil, e Marcelo Aranda, coordenador de projetos no Estado.


Fonte: jornal O Dia Baixada, 23/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário