quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Movimento de Agricultura da Baixada toma força e organiza seminário para setembro

Se depender dos secretários municipais da região, o Movimento de Agricultura da Baixada renderá frutos dentro de pouco tempo. Foi realizada nesta terça-feira no Parque Municipal da Taquara, em Duque de Caxias, a quinta reunião do grupo que está organizando também o Seminário de Agricultura da Baixada, marcado para 15 de setembro na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, RJ.


Samuel Maia, Fernando Cid e Carlos Careca

Além de Duque de Caxias, participam da comissão os municípios de Belford Roxo, Japeri, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e a cidade-sede do seminário. O próximo encontro da comissão acontecerá em 26 de agosto, em Mesquita. Na ocasião, os municípios participantes da comissão deverão assinar o termo de adesão ao Consórcio Intermunicipal Agrícola.

O Consórcio vai promover o levantamento das áreas da região com potencial para agricultura, além de capacitar os agricultores para agregar valor aos produtos. Com a parceria de órgãos técnicos, pretende captar recursos para implantar políticas de agricultura com o objetivo de transformar a região em polo produtor para gerar emprego e renda.

Durante o encontro em Caxias, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, discutiu vários assuntos importantes com os secretários Carlos Careca (Queimados) e Fernando Cid (Nova Iguaçu) e técnicos que também participam da comissão organizadora do seminário.

Samuel Maia disse que o prefeito José Camilo Zito não está medindo esforços para fortalecer a política agrícola da região, como também se preocupa com o meio ambiente e vem apoiando todas as ações de preservação desenvolvidas por sua pasta.

Os secretários discutiram também a qualificação dos produtores, o fortalecimento na produção de hortaliças, a piscicultura, entre outros temas que serão abordados no seminário. As potencialidades e o resgate da experiência do consórcio intermunicipal entre os municípios de Magé, Paracambi e Japeri, existente desde 2003, farão parte dos painéis discutidos pelos secretários e autoridades da área.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário