quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aves ameaçadas de extinção apreendidas em Duque de Caxias

Samuel Maia com uma das aves apreendidas


Dez aves ameaçadas de extinção foram apreendidas em Duque de Caxias nesta quarta-feira durante operação conjunta de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e agentes da Guarda Florestal de Duque de Caxias, em Xerém.

O grupo seguia uma denúncia feita na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, informando que animais eram mantidos ilegalmente no sítio São José, no bairro Mantiquira. No local, foram apreendidos dois papagaios, uma arara e um jacu, espécies em risco de extinção. A dona do sítio, Adília da Silva Toribato, foi autuada por manter animais silvestres em cativeiro. Ela terá de pagar uma multa de R$ 15,5 mil e vai responder a processo criminal.

Em outro local, na Alameda Santa Alice, no bairro do mesmo nome, os agentes apreenderam quatro trinca-ferros, uma cigarra rainha e um pichão-chão, que eram mantidos em duas oficinas. As aves foram levadas para a Secretaria e depois transferidas para o centro de triagem do Ibama, no município de Seropédica. Lá, elas vão reaprender a buscar alimento na natureza, antes de ganharem a liberdade. Dono de um dos trinca-ferros, o mecânico Ricardo Luiz Ferreira apresentou a documentação do Ibama autorizando a criação do pássaro em cativeiro e teve a ave liberada.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, a operação faz parte do programa Tolerância Zero, que combate irregularidades em toda a cidade. “Animais têm que viver em liberdade e nós estamos trabalhando para garantir este direito previsto em lei”, afirmou.

Texto: Nelson Soares/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário