segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Operação Tolerância Zero apreende pássaros na feira livre de Caxias

Parte das aves apreendidas neste domingo

Agentes da Guarda Florestal e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento apreenderam ontem na feira-livre do bairro 25 de Agosto, 61 pássaros de várias espécies que estavam sendo vendidos ilegalmente. A ação, comandada pelo secretário Samuel Maia, faz parte do programa “Tolerância Zero”, que vem combatendo irregularidades em todos os distritos.
Com essa apreensão, sobe para 79 o número de pássaros - alguns ameaçados de extinção - capturados em cerca de um mês no município. Com a aproximação dos agentes, os vendedores fugiram abandonando as gaiolas no local. Os pássaros, coleiros, trinca-ferro, chanchões e cigarrinhas, serão levados hoje para o Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica, onde serão avaliados e soltos posteriormente. Três foram encontrados mortos dentro das gaiolas.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, disse que as ações vão continuar e pede a colaboração da população. “Estamos investigando várias denúncias de permanência de aves, algumas raras em cativeiro, sem a devida autorização do Ibama. Esperamos contar com a cooperação dos moradores de Duque de Caxias para acabar com esse comércio ilegal. Basta ligar para 2773-6200 e pedir para falar com a fiscalização da Prefeitura”, enfatizou.
Aterro ilegal
Atendendo a uma denúncia de moradores, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente descobriram hoje de manhã um aterro ilegal no bairro São Bento, no segundo distrito. No local, foram apreendidos quatro caminhões que despejavam aterro em uma área de manguezal. Os veículos foram levados para a sede da Guarda Municipal. O responsável pelo aterro, depois de identificado, será enquadrado na Lei 9.605/98, de crimes ambientais, e pagará multa a ser estipulada. A pena, no caso de condenação, pode ser de três meses a um ano.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário