quinta-feira, 23 de julho de 2009

Curiosidades sobre lixo e reciclagem

Por que separar o lixo e reciclar?

  • O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo/dia. A maior parte deste vai para lixões, onde levará cerca de 400 anos para se decompor. Enquanto isto, o chorume (suco fétido do lixo) gerado se infiltra na terra, contaminando os lençóis freáticos, fonte de água para nós.
  • A reciclagem faz com que a quantidade de lixo em aterros sanitários diminua, aumentando o tempo de uso destes locais.
  • Os brasileiros jogam no lixo cerca de R$ 4,6 milhões, por ano, em produtos que poderiam ser reaproveitados e reciclados.

Plástico

  • A reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo. E a reciclagem de 1 tonelada de papel salva 40 árvores adultas da derrubada.
  • Os plásticos são derivados do petróleo, recurso natural não renovável com previsão de esgotamento dentro de 40 anos. 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo.
  • No Brasil, cada habitante descarta 25 quilos de plástico por ano, cinco vezes menos que os americanos, um dos maiores consumidores do mundo.

Papel

  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 2,5 barris de petróleo usados em sua fabricação.
  • Para fabricar uma tonelada de papel, utilizam-se 100 mil litros de água e 5 mil kW de energia elétrica. Com a reciclagem, esses números caem para 2 mil e 2,5 mil, respectivamente.
  • A cada 28 toneladas de papel reciclado, evita-se o corte de 1 hectare de floresta.
  • A reciclagem de 1 tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Alumínio

  • Uma lata de alumínio pode ser reciclada infinitas vezes sem perder suas características originais.
  • A reciclagem de uma única lata de refrigerante representa uma economia de energia equivalente a 3 horas com a televisão ligada.
  • Uma lata pode resistir cem anos à ação do tempo.
  • Uma tonelada de latinhas de alumínio, se recicladas, economizam 200m³ de aterros sanitários.
  • O reaproveitamento de lata rende US$ 30 milhões por ano.
  • Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia do que fabrica a mesma quantidade.
  • Uma tonelada de alumínio usado reciclado representa cinco de minério extraído poupado.

Vidro

  • O vidro é 100% reciclável, ou seja, 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo.
  • O vidro não pode ser degradado facilmente, então não deve ser despejado no solo.
  • Para a produção do vidro são necessários vários recursos naturais: areia, barrilha, calcário, carbonato de sódio, cal, dolomita e feldspato, sendo este último extremamente raro. Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.
  • Uma garrafa de vidro demora 5 mil anos para se decompor.
  • Para cada garrafa de vidro reciclada é economizado energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts durante quatro horas.
  • A reciclagem de 10.853 toneladas de vidro preserva 12 mil toneladas de areia.

Pilhas e baterias

  • Pilhas e baterias são lixo de extremo perigo, pois possuem ácidos e metais tóxicos. Quando vão para os lixões, infiltram-se na terra, contaminando os lençóis freáticos. Por isso, este material, após utilização, deve ser mandado de volta para o fabricante.

7 comentários:

  1. vc poderia colocar mais dicas sobre o lixo ?? obrigado(a).

    ResponderExcluir
  2. Vc deveria colocar mais informações, como o tempo que cada material leva para se decompor.

    Obrigado(a)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 meses:
      A lignina, substância que dá rigidez às células vegetais, é um dos componentes mais importantes do papel. Ela não se decompõe facilmente, pois suas moléculas são maiores do que as bactérias que as destroem. Num lugar úmido, o papel leva três meses para sumir e ainda mais do que isso em local seco. Além disso, um papel absorvente dura vários meses. Jornais podem permanecer intactos por décadas.
      6 meses:
      A deterioração de um fósforo de madeira começa com a invasão da lignina (seu principal ingrediente) por hordas de fungos e insetos xilófagos, os que comem madeira. O processo é lento e, em um ambiente úmido, um fósforo não se destrói até que se passe cerca de seis meses.
      6 a 12 meses:

      Os microorganismos, insetos e outros seres invertebrados geralmente transformam a matéria orgânica de forma eficaz. No entanto, o miolo de uma maçã, que se decompõe em uns seis meses em clima quente, pode conservar-se por um ano num lugar mais ameno. Isso porque o orvalho (e a neve nos países frios) dificulta a proliferação dos micróbios e diminui sua capacidade devoradora.
      1 a 2 anos:

      Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Contudo, se jogado no asfalto, o tempo de vida da bituca é ainda maior.
      5 anos:

      Um chiclete jogado no chão começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Como a goma contém resinas naturais e artificiais, além de açúcar e outros ingredientes, o processo pode durar até cinco anos. A pulverização do chiclete é mais rápida se ele grudar no sapato de algum distraído.
      10 anos:

      Os metais, em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço se desintegra em uns dez anos, convertendo-se em óxido de ferro. Em dois verões chuvosos, o oxigênio da água começa a oxidar as latas feitas de aço recoberto de estanho e verniz. Já uma lata de alumínio não se corrói nunca. E boa parte dos refrigerantes é vendida em latas de alumínio.
      mais de 100 anos:

      As boas qualidades do plástico é sua durabilidade e resistência à umidade e aos produtos químicos que impedem sua decomposição. Como esse material existe há apenas um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa de plástico demoraria centenas de anos para desaparecer.
      4000 anos:

      O vidro não se biodegradará jamais. Sua resistência é tamanha, que arqueólogos encontraram utensílios de vidro do ano de 2000 a.C. Por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, os microorganismos não conseguem comê-lo. Um recipiente de vidro demoraria 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. adorei mas ainda falta informacoes
    grata (o)
    anonimo

    ResponderExcluir